No primeiro GP do ano, Scott Dixon vence na Fórmula Indy
O GP marca o retorno das atividades da categoria americana após ter seu início adiado por conta da pandemia
O último sábado (06) marcou a volta dos carros da Fórmula Indy as pistas americanas em 2020. Por conta da pandemia do Covid-19, a Indy teve o início do campeonato adiado por 3 meses. O primeiro Grande Prêmio do ano ocorreu no circuito oval Texas Motor Speedway, em Fort Worth. O piloto da Chip Ganassi, Scott Dixon, largou na segunda posição e logo conseguiu conquistar a primeira. O pentacampeão da categoria liderou 157 das 200 voltas realizadas na pista do Texas. O único brasileiro na prova, Tony Kanaan, da equipe A.J. Foyt, terminou em décimo lugar.
Tudo em um só dia
Por causa da pandemia do coronavírus, a organização da Fórmula Indy realizou todas as atividades de um fim de semana em um único dia. Treinos e corrida aconteceram no próprio sábado em horários diferentes.
O treino livre ocorreu por volta das 14h (horário de Brasília) e, em seguida, às 18h começaram os treinos classificatórios para a definição do pole position. E o primeiro pole do ano foi o atual campeão, Josef Newgarden, da Penske, com média de 215.740 mph. O segundo lugar foi conquistado por Scott Dixon, da Chip Ganassi, e a terceira posição ficou para Simon Pagenaud, também da equipe Penske. O piloto da A.J. Foyt, Tony Kanaan, fechou o treino de classificação na decima posição.
A corrida
A largada da primeira prova da Indy em 2020 começou às 21h (horário de Brasília). Scott Dixon mostrou logo de cara que o seu carro estava com um bom rendimento. Já na primeira parte da corrida, Dixon ultrapassou Josef Newgarden e conquistou o primeiro lugar.
Nas voltas finais, o líder Scott Dixon foi incomodado por seu companheiro de equipe, Felix Rosenqvist, mas Rosenqvist errou e acabou batendo no murro. Com esta conquista no Texas, Dixon ganhou sua 47ª vitória na Indy. “Foi um esforço de equipe. Muito obrigado a todos os envolvidos”, comemorou o neozelandês da Chip Ganassi. O piloto pode se igualar a Mario Andretti, que é o segundo maior vencedor da categoria, Dixon está apenas cinco vitorias atrás de marca de Andretti.
Além de Scott Dixon, completaram o pódio os pilotos da equipe Penske, Simon Pagenaud e Josef Newgarden, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
LEIA MAIS
Nova medida do governo Britânico coloca em risco o GP da Inglaterra
Newgarden conquista pole no Texas em sessão com forte batida de Sato; Kanaan larga em 10º