Relembre momentos marcantes da lendária carreira de Patrick Vieira no Arsenal
Capitão do elenco que conquistou de maneira invicta a Premier League de 2003/04, Patrick Vieira comemora 44 anos
Capitão do elenco que conquistou de maneira invicta a Premier League de 2003/04, Patrick Vieira comemora 44 anos
Lendário. Assim pode ser chamado Patrick Donalé Vieira, ex-atleta senegalês e naturalizado francês, que nesta terça (23) completa 44 anos de idade. Atual treinador do Nice, da França, é considerado um dos maiores jogadores da história do Arsenal, da Inglaterra.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Nascido em Dakar, no Senegal, Patrick herdou o sobrenome Vieira do país de origem de sua mãe, o Cabo Verde. Após o pai abandonar a família ainda no período de sua infância, eles resolveram se mudar para a França, onde desde cedo passou a jogar futebol até se destacar e chegar ao Cannes, ainda com 17 anos.
Depois de atuar por duas temporadas como profissional, Patrick foi contratado pelo Milan, da Itália, em 1995. Porém, sem conseguir espaço na equipe titular, no ano seguinte acabou se transferindo para o Arsenal (ING), onde se tornou uma das grandes lendas do time de Londres.
Em nove anos vestindo a camisa dos Gunners, o ex-volante conquistou três títulos da Premier League. Um deles, na temporada de 2003/2004, pela única vez em que um clube levantou o troféu de forma invicta em toda a história, quando Patrick formou dupla no meio de campo ao lado do brasileiro Gilberto Silva. Também venceu quatro vezes a Copa da Inglaterra e em três oportunidades sagrou-se campeão da Supercopa do país britânico.
Depois de se despedir do Arsenal, Patrick Vieira teve passagens por Juventus e Inter de Milão, ambos da Itália, até retornar ao futebol inglês e encerrar sua carreira de jogador em 2011 no Manchester City, onde faturou mais uma vez a Copa da Inglaterra. Seu nome é hoje um dos mais cotados para assumir o lugar de Pep Guardiola no comando dos Citizens, uma vez que, após se aposentar dos gramados, Vieira trabalhou como staff do clube entre 2011 e 2015.
Reveja abaixo momentos marcantes do ex-volante e capitão durante sua brilhante passagem vestindo a camisa do Arsenal (ING), onde estará marcado para sempre como lenda e ídolo dos torcedores: