Ministério da Saúde aprova documento da CBF para volta do futebol
Em despacho assinado pelo Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, o Ministério da Saúde aprovou o Guia Médico proposto pela CBF.
Secretária de Vigilância em Saúde considera o guia como pioneiro e um exemplo para outras modalidades
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
O documento trate-se de um plano sanitário para a retomada do futebol seguindo novas recomendações de segurança. Em acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), o guia tem o objetivo de “sugerir a implementação de medidas de proteção para o retorno das atividades dos clubes de futebol brasileiro”.
Há três semanas, o Ministério da Saúde já havia analisado o documento e fez ressalvas quanto à saturação dos testes rápidos. Desta vez, em novo parecer, o ministério não apontou nenhuma ressalva, pelo contrário. De acordo com o texto do despacho, o guia apresentado pela confederação pode “servir de referência para outras modalidades”.
Apesar de aprovado, o despacho apresenta preocupações com aglomerações em caso de retomada. “O efeito da retomada das competições, sobretudo o risco de aglomerações ocorram durante a realização das partidas com os portões fechadas. Para tanto, os clubes devem discutir medidas de redução do risco de aglomeração com as autoridades sanitárias locais”.
O documento assinado por Medeiros afirma que o guia é “é pioneiro no Brasil de Plano de Retomada para a área do esporte”.
Leia Mais