Em baixa no Dortmund, Mario Gotze foi um dos últimos dez jogadores a conquistar o prêmio Golden Boy
O meia Mario Gotze, jogador do Borussia Dortmund, completa 28 anos em 2020 muito longe da sua melhor fase da carreira, quando começou a despontar na equipe da Muralha Amarela entre 2010 e 2011. Após conquistar o prêmio Golden Boy, como o melhor jogador jovem abaixo de 21 anos atuando na Europa, Gotze chegou a ser contratado pelo maior rival do Borussia e a ser herói da Alemanha na Copa do Mundo de 2014, mas nunca conseguiu ‘decolar’ de verdade.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJUS2lvRlU2UiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Gotze não foi o primeiro e nem é o único jogador apontado como um jovem promissor que não consegue corresponder às expectativas. O Torcedores.com listou os últimos dez jogadores que conquistaram o ‘Golden Boy’ e mostra o que aconteceu com eles após a premiação e como eles estão na atualidade.
João Félix (Benfica/Atlético de Madrid) – o jogador português revelado pelo Benfica se tornou uma das contratações mais caras da história do futebol a fazer o Atlético de Madrid desembolsar 126 milhões de euros para tirá-lo do Águias no início da atual temporada. A expectativa era grande, mas a primeira temporada do novo camisa 7 colchonero está bem abaixo do esperado.
Matthijs de Ligt (Ajax) – De Ligt ganhou destaque na temporada 2018/2019 quando foi peça fundamental no time do Ajax que eliminou o Real Madrid, então campeão da Champions League, nas oitavas de final da competição europeia e chegou a semifinal do torneio naquela ocasião. Disputado por grandes clubes, acertou sua transferência para a Juventus no início da atual temporada europeia por 85,5 milhões de euros.
Kylian Mbappé (Monaco/PSG) – Mbappé foi eleito ‘Golden Boy’ pela boa temporada que teve com a camisa do Monaco, em 2016/2017, quando levou o clube a semifinal da Champions League. Após ser especulado em clubes como Real Madrid, Barcelona e Manchester United, se tornou uma das contratações mais cara da história ao ir para o PSG ser parceiro de Neymar. Em 2018, ajudou a França a conquistar a Copa do Mundo na Rússia.
Renato Sanches (Benfica/Bayern de Munique) – O português começou a ganhar destaque com a camisa do Benfica, e trocou a equipe pelo Bayern de Munique por 35 milhões de euros, mas nunca conseguiu se firmar. Foi emprestado ao Swansea, da Inglaterra, e atualmente defende o Lille, da França.
Anthony Martial (Monaco/Manchester United) – Revelado pelo Lyon, Martial ganhou destaque pelo Monaco. Em 2015, quando conquistou o ‘Golden Boy’, foi contratado pelo Manchester United, que desembolsou 60 milhões de euros pelo francês.
Raheem Sterling (Liverpool) – Hoje considerado um dos principais jogadores do Manchester City comandado por Pep Guardiola, o atacante inglês conquistou o ‘Golden Boy’ quando atuava pelo Liverpool. Apesar de promissor, não teve muito espaço nos Reds e foi vendido ao City, em 2015, por 63,70 milhões de euros.
Paul Pogba (Juventus) – O meia francês conquistou o prêmio em 2013, quando se destacou com a camisa da Juventus. Após ser disputado por vários outros gigantes da Europa, acertou sua transferência para o Manchester United em 2016 por 105 milhões de euros e segue no clube inglês até hoje. Pogba conquistou a Copa do Mundo de 2018.
Isco (Málaga) – Quatro vezes campeão da Champions League pelo Real Madrid, Isco começou a ganhar destaque no futebol profissional em 2012, quando atuava pelo Málaga e foi eleito como o melhor jovem do futebol europeu. Em 2013 o time merengue desembolsou 30 milhões de euros para contratar o meia.
Mario Götze (Borussia Dortmund) – O meia alemão, lançado pelo técnico Jurgen Klopp, ganhou destaque no início da década passada. Em 2013 trocou o Borussia pelo rival Bayern de Munique por 37 milhões de euros. Em 2014 foi o herói da Alemanha na conquista da Copa do Mundo, marcando o gol do título, e voltou ao time da Muralha Amarela em 2016, onde atua até hoje, por 22 milhões de euros.
Mario Balotelli (Inter de Milão/Manchester City) – O polêmico atacante italiano surgiu como um atacante muito promissor foi eleito como o melhor jogador jovem em 2010, justamente quando trocou a Inter de Milão pelo Manchester City por 29,5 milhões de euros. Desde então, passou por Milan, Liverpool, Nice, Olympique de Marseille e atualmente joga pelo Brescia, da Itália.
TODOS OS VENCEDORES DO GOLDEN BOY:
2019 – João Félix (Atlético de Madrid)
2018 – Mathiijs De Ligt (Ajax)
2017 – Kylian Mbappé (Monaco/PSG)
2016 – Renato Sanches (Benfica/Bayern)
2015 – Anthony Martial (Monaco/Manchester United)
2014 – Raheem Sterling (Liverpool)
2013 – Paul Pogba (Juventus)
2012 – Isco (Málaga)
2011 – Mario Götze (Borussia Dortmund)
2010 – Mario Balotelli (Inter de Milão/City)
2009 – Alexandre Pato (Milan)
2008 – Anderson (Manchester United)
2007 – Sergio Agüero (Atlético de Madrid)
2006 – Cesc Fàbregas (Arsenal)
2005 – Lionel Messi (Barcelona)
2004 – Wayne Rooney (Everton/Manchester United)
2003 – Rafael van der Vaart (Ajax)
LEIA MAIS:
Herói da Copa de 2014, Mario Gotze quase teve uma aposentadoria precoce em 2017 por causa de doença
Autor de golaço na volta da Bundesliga, Matheus Cunha já foi apontado como “único 9 promissor do Brasil”