Depois de muita dúvida e especulação, Jorge Jesus assinou a renovação com o Flamengo
Flamengo e Jorge Jesus já anunciaram na última semana a renovação de contrato até 2021. O Mister segue seu trabalho à frente do Rubro-Negro e aguarda a volta do futebol brasileiro para tentar continuar o arrastão de títulos em sua passagem pelo Brasil.
Jorge Jesus vem comandando treinos na Gávea com o elenco flamenguista aguardando a data para a retomada do futebol no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (8), o Mister e o elenco rubro-negro passaram por exames para detectar se estavam com a Covid-19. Todos testaram negativo
— Flamengo (@Flamengo) June 8, 2020
Veja 4 vezes que Jorge Jesus foi na contramão de “certezas”
Praticamente não fazer rodízio
No ano passado, o Flamengo passou por uma maratona de jogos no segundo semestre, com a disputa da Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes. Enquanto treinadores brasileiros tem por prática às vezes tirar todo o time titular e entrar com 11 reservas para algumas partidas, na intenção de dar descanso aos seus principais jogadores, Jorge Jesus nunca fez isso e fazia mudanças pontuais.
O treinador acreditava que mesclar o time, com 3, 4, ou 5 mudanças eram suficientes para dar o descanso merecido aos atletas e manter a competitividade do time. Ficou claro que o português estava certo, né?
Diego de volante
Camisa 10. O meia jogou toda sua carreira como um armador, mais perto do ataque. Com Jorge Jesus, a situação foi diferente. O português resolveu recuar Diego muitas vezes para um segundo volante, na posição de Gérson, para buscar o jogo na defesa e levar a bola com qualidade ao ataque. Um trabalho que foi feito com Pirlo, por exemplo, na segunda metade de sua carreira.
Colocar Rafinha na ponta
Essa foi uma tentativa que não deu certo. Acontece, né? Ainda em seus primeiros jogos no comando do Flamengo e entendendo como funcionava o elenco e o futebol na América do Sul, Jorge Jesus resolveu colocar Rafinha para atuar como ponta direito, aberto em uma segunda linha de quatro no meio campo. Rodinei fazia o trabalho defensivo na lateral direita e Rafinha o ofensivo.
A escolha claramente não deu certo, o Flamengo tomou 2 x 0 na casa do adversário e não levou mais por sorte. Foi uma das piores atuações da equipe sob o comando do português.
Importância de Willian Arão
O volante era um dos mais criticados pela imprensa e torcedores. Assim que chegou, Jorge Jesus mesmo deu diversas broncas em Arão, mas sempre destacou a importância do jogador e sua versatilidade. Com muita insistência e trabalho, JJ transformou Arão em um dos principais jogadores do Flamengo em 2019 com o nome até ventilado para a seleção.