Pandemia deixou o calendário da categoria incerto na atual temporada
Cercada de glamour e luxo, a Fórmula 1 é a principal competição automobilística do mundo e dona de uma legião de fãs. Todo o sucesso da categoria é representado nas cifras ela movimenta ano após ano.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
De acordo com especialistas, a categoria tem uma renda operacional de aproximadamente 2 bilhões de dólares por ano. O faturamento soma-se ao empreendimento da FIA, Grupo Fórmula 1 e FOM. A FIA trata das homologações dos carros, regula a categoria e executa outras tarefas. Já o grupo trata das questões de marketing das competições e todos os seus direitos comerciais. Por fim, a FOM controla os direitos de transmissão e integra o Grupo Fórmula Um.
Com uma renda operacional, de aproximadamente, 2 bilhões de dólares por ano, a fórmula 1 tem o seu próprio jackpot. Cifras milionárias somam-se ao empreendimento da FIA, Grupo Fórmula Um e FOM. Vamos agora descobrir cada um destes importantes atores neste cenário.
Os relatórios anuais de faturamento da categoria geralmente são cercados de mistério e sigilo, tanto que os números das cifras de faturamento só surgem quando há algum tipo de vazamento. Recentemente, o jornalista britânico Dieter Renken, vazou no RaceFans.net orçamentos, dados de entrada de capitais e gastos correspondentes a 2018.
Naquela oportunidade, a Ferrari usufruiu de um orçamento de 360 milhões de euros, deste montante 150 milhões de euros da FOM e 140 milhões de seus patrocinadores.