Ministério da Saúde concordou com plano e afirmou que está nas diretrizes
O Governo Federal aprovou a medida da CBF, que publicou um guia de protocolo médico para retorno do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, e deu a responsabilidade total aos Estados para decidirem se e quando retornar as competições de futebol, conforme publicou nesta segunda-feira o blog do Rodrigo Mattos, do UOL.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI5d1ZXUDZpcyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
O documento contém 30 páginas e foi enviado para aprovação do Ministério da Saúde, que devolveu com algumas sugestões, mas concordou e disse que as indicações estão dentro das diretrizes do Governo Federal.
“O retorno das atividades futebolísticas em cada localidade deverá ser pactuado com gestão local, levando-se em consideração seu cenário epidemiológico e as medidas que estão sendo aplicadas”, publicou o Ministério da Saúde no documento de retorno à CBF, conforme escreveu o blog do UOL.
Jorge Pagura, médico da CBF, comentou o protocolo e falou sobre o fato dos testes nos envolvidos nas partidas não ser obrigatório conforme o documento.
Segundo ele, mesmo sem obrigatoriedade a CBF se comprometeu a realizar os exames nos primeiros confrontos.
“Diria para você que todos vão fazer testes de entrada de PCR (para coronavírus). A CBF vai fazer os testes iniciais”, afirmou ao blog.
“Depois, faremos testes epidemiológicos em torno de 30% a 40% dos jogos para ter uma noção. Não é viável fazer teste molecular em todas as rodadas. Teria de isolar todo mundo. É inviável.”
Apenas o Campeonato Carioca voltou até o momento, mas foi paralisado mais uma vez ao menos até dia 25 de junho. O Brasil já contabiliza quase 1,1 milhão de casos do novo coronavírus e ultrapassou as 50 mil mortes no último domingo (21).
Leia mais:
Mauro Beting detona responsáveis por jogos do Carioca no Maracanã: “vocês merecem o inferno”