Home Futebol Flamengo x Globo: relembre cada passo da ‘treta’ envolvendo o clube e a emissora

Flamengo x Globo: relembre cada passo da ‘treta’ envolvendo o clube e a emissora

Confusão envolvendo Flamengo e Globo teve diversos capítulos nesta semana. Você lembra como começou essa conturbada relação?

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

Confusão envolvendo Flamengo e Globo teve diversos capítulos nesta semana. Você lembra como começou essa conturbada relação?

O futebol brasileiro está completamente envolvido na discussão entre Flamengo e TV Globo nesta semana. Após mudança de lei, com medida provisória assinada por Jair Bolsonaro após reunião com Rodolfo Landim, presidente rubro-negro, os clubes passaram a negociar individualmente o direito de transmissão de suas partidas como mandante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJITElQRjNvYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como a emissora tem o contrato dos principais campeonatos do país e teria que negociar novamente com cada equipe, a Globo afirma que o Flamengo não poderá transmitir seus jogos em outros canais ou na internet sem que seja nos filiados da empresa do Rio de Janeiro.

Essa relação envolvendo o clube carioca e a emissora está de mal a pior desde o começo da temporada. Após 2019 histórico e chamando a atenção de diversas marcas mundiais, o Flamengo entrou em desacordo com a Globo e gerou uma grande mudança na lei do futebol. Mas você sabe todos os passos dessa confusão?

1 – ‘Não’ do Flamengo à oferta da TV Globo

Como todo ano, a TV Globo fez uma oferta para transmitir os jogos do Flamengo, assim como de todos os clubes cariocas, no estadual de 2020. Porém, o clube rubro-negro negou o contrato de R$ 81 milhões, pedindo valores maiores por achar que a emissora recebe muito em cima dos times de futebol.

PUBLICIDADE

Em desacordo, os jogos do Flamengo no Campeonato Estadual nesta temporada não teve transmissões até a última partida oficial antes da pandemia do coronavírus. Como já tinha acertado com a CBF, o jogo contra o Athletico, pela Supercopa do Brasil, acabou sendo transmitido e acabou em título do time de Jorge Jesus.

PUBLICIDADE

2 – Indício de acordo, mas pausa precoce

O torcedor rubro-negro sonhou com um acordo para a sequência da Taça Rio quando o Flamengo e a Globo entraram em acordo para transmissão do jogo contra a Portuguesa-RJ para a internet através da FlaTV, no Youtube, e o site Globoesporte.com.

A partida foi um sucesso, mas a relação não evoluiu por conta da pandemia do coronavírus. Durante a quarentena, emissora e clube seguiram negociações, mas o Flamengo seguiu se afastando, principalmente após o site da emissora flagrar um treinamento proibido do elenco no CT.

3 – Negociações mais longe e MP que aumenta rivalidade Flamengo x Globo

Já com as datas acertadas do retorno do futebol no Rio de Janeiro, a TV Globo seguiu atrás do clube rubro-negro por um acordo. Na quarta-feira, a emissora divulgou uma nota oficial afirmando que a negociação com o Flamengo estava longe de um acordo.

Porém, um dia depois, nesta quinta-feira (18), o Diário Oficial da União divulgou uma medida provisória assinada por Jair Bolsonaro, Presidente da República, em que determina que os clubes mandantes teriam o direito de vender a transmissão de suas partidas individualmente.

PUBLICIDADE

Isso fere com os contratos vigentes da Globo com outras equipes e os campeonatos, já que o Flamengo poderia transmitir os jogos em canais rivais ou no Youtube do Carioca, que tem os direitos televisivos pertencendo à emissora.

LEIA MAIS:

Flamengo vence o Bangu por 3 a 0 em retorno polêmico e se garante na semi da Taça Rio

PUBLICIDADE

Globo afirma que manterá contratos e ameaça “tomar medidas legais” contra mudança de lei

Bolsonaro faz mudança no direito de transmissão e dá poder a clubes mandantes; veja o que muda

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial