Flamengo já teve treinador que virou nome de taça em Portugal e um ex-comandante da Seleção
Clube carioca já contou com dois treinadores portugueses antes de Jorge Jesus. Ernesto Santos teve desempenho tão bom quanto atual técnico do Flamengo
A relação Portugal e Flamengo começou na década de 1940, quando a equipe foi comandada por Ernesto Santos. O técnico nasceu no país luso, mas já morava bastante tempo no Brasil. Se tornou professor catedrático da UFRJ, indo logo depois trabalhar no Vasco. Ficou pouco tempo no time, indo no ano seguinte para o Rubro-Negro.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
Sob o comando de Ernesto Santos, o Flamengo foi quinto-colocado no carioca e não conquistou títulos. O português dirigiu a equipe em apenas 47 partidas, com 20 vitórias, 10 derrotas e 10 empates. Mas a história de Santos com a equipe já vinha de anos anteriores. Ele já tinha trabalhado no Departamento de Futebol, planejando a temporada da equipe, e assumindo o comando técnico posteriormente.
O outro português a comandar a equipe rubro-negra foi Cândido de Oliveira. Começou a jogar no Casa Pio de Lisboa, criando depois o Casa Pia Atlético, clube que disputa a segunda divisão do país. Jornalismo e futebol se tornaram suas paixões, sendo um dos fundadores do jornal “A Bola”. Também teve papel importante dentro das quatro linhas, quando chegou nas quartas de finais dos Jogos Olímpicos de 1928 com a seleção portuguesa. Além do mais, treinou o Sporting de Lisboa, antes de comanda o Flamengo em 1950.
Cândido ficou três meses no cargo e não recebeu dinheiro pelo trabalho, sendo esse o pedido feito pelo próprio profissional. Trabalhou ao lado do pai de Jayme de Freitas, atual gerente técnico do Atlético-MG. Seu bom trabalho em território português fizeram com que, depois da sua morte, a Supertaça de Portugal levasse o seu nome. A competição oficialmente é conhecida como Supertaça Cândido de Oliveira.
O Flamengo anunciou, nesta quarta-feira, a renovação com o treinador Jorge Jesus. Ele pode se tornar o segundo maior comandante estrangeiro do time, superando Juan Carlos Bertone.
LEIA MAIS SOBRE O FLAMENGO
Penta do Carioca e Maracanazzo: conheça o técnico que mais comandou o Flamengo na história