Fifa busca soluções para calendário de seleções, e clubes podem sofrer grande impacto em 2021, diz colunista
Seleção brasileira pode não disputar nenhuma partida nesta temporada. De acordo com a coluna de Marcel Rizzo, do UOL Esporte, Fifa estuda soluções e pode acabar aumentando jogos em cada parada para amistosos
Órgão máximo do futebol mundial, a Fifa estuda soluções para as três datas-Fifa que estavam marcadas para 2020. Amistosos e jogos de Eliminatórios das seleções programados para esta temporada poderão ser cancelados, de acordo com o colunista Marcel Rizzo, do UOL Esporte.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJyTmp0OWNOaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Segundo o calendário da entidade, eram três datas reservadas para o resto de 2020. A primeira, marcada para ser entre 31 de agosto e 8 de setembro, tem grande chance de ser cancelada. A segunda, entre 5 e 13 de outubro, e a terceira, entre 9 e 17 de novembro, ainda vão depender do avanços das contaminações e mortes pelo Covid-19.
Ainda de acordo com o colunista, a CBF já encara como certo o fato da seleção brasileira não jogar nenhuma partida nesta temporada. O último jogo do time de Tite foi em novembro do ano passado, quando a Seleção venceu a Coreia do Sul por 3 a 0, em Abu Dhabi.
Para conseguir ajeitar as datas em 2021, a Fifa estuda algumas possibilidades – e uma delas afetará diretamente o calendário dos clubes, um dos maiores problemas do futebol brasileiro. Segundo a matéria, existe a possibilidade da Fifa aumentar os dias de data-Fifa (atualmente, é proibido atuar mais de duas vezes em cada janela de 9 dias), possibilitando 13 dias de treinos e três jogos na mesma janela. Isso aumentaria ainda mais os dias em que jogadores desfalcariam suas equipes.
A Fifa também poderá criar datas-Fifa em meses incomuns, como em dezembro e em janeiro, afetando também os clubes. Isso dependeria da situação dos principais campeonatos entre times, já que o Brasileirão e Libertadores poderão ser disputadas até parte do ano que vem.
LEIA MAIS:
Perto do fim: 8 estrelas do Brasileirão que precisam renovar o seu contrato
Sequência maluca! Futebol europeu terá jogos diariamente até fim de junho; veja lista