5 fatos que tornam o Maracanã um estádio histórico
A pedra fundamental do Maracanã foi colocada em 1948. A inauguração foi em 1950
O país do futebol, com a seleção mais vitoriosa da história do esporte, também é dono do maior templo. O Estádio Jornalista Mário Filho, ou simplesmente Maracanã, carrega ao longo de sua história de 70 anos inúmeros momentos memoráveis.
Finais de Copas do Mundo, invasões, títulos, gols históricos, shows e até a presença do Papa para dar sua benção são alguns dos momentos históridos do Maracanã.
Veja 5 fatos que tornam o Maracanã um estádio histórico
Duas finais de Copa do Mundo
O templo do futebol é um dos dois estádios que receberam duas finais na história das Copas do Mundo. Além do Maracanã, que foi palco das decisões de 50 e 2014, o estádio Azteca, no México, também recebeu duas finais, em 70 e 86.
Gol 1.000 do Pelé
No dia 19 de novembro de 1969, Pelé marcou seu gol de número mil. O Maracanã foi o palco desse feito histórico do Rei do Futebol. Para a realeza, apenas o estádio “Real” seria o local ideal para o feito. O milésimo gol aconteceu de pênalti, na vitória do Santos por 2 x 1 em cima do Vasco.
Palco do primeiro ouro olímpico do Brasil
O Brasil perseguiu durante muitos e muitos anos o ouro Olímpico. E foi preciso o Maracanã abrir suas portas para esse feito histórico ser concretizado. Depois da frustração de 2014, o Brasil levou o ouro na Olimpíada do Rio, em 2016, com Neymar e companhia batendo a Alemanha nos pênaltis
Palco da primeira final do Campeonato Brasileiro (1971)
Em 1971, Atlético-MG e Botafogo decidiram o primeiro Campeonato Brasileiro. O partida, claro, foi realizada no Maracanã. O Galo venceu por 1 x 0 e levantou a taça da primeira edição do torneio.
Papa João Paulo II
Nos anos de 1980 e 1997, o Papa João Paulo II reuniu mais de 100 mil fiéis no Maracanã para a realização de missãs campais. As imagens são marcos históricos tanto para o estádio quanto para a igreja católica até hoje.