Do pioneirismo ao salário astronômico: curiosidades sobre a carreira de Lewis Hamilton
Aos 35 anos, Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, é a maior estrela da Fórmula 1 na atualidade
Garoto humilde com talento descoberto desde cedo que chegou ao estrelato do automobilismo mundial. Essa pode ser uma breve definição de Lewis Carl Davidson Hamilton, piloto britânico dono de seis títulos da Fórmula 1.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Confira abaixo algumas curiosidades sobre a carreira de Hamilton:
Pioneiro
Ao final da temporada 2006, a McLaren anunciou que o jovem Lewis Hamilton seria companheiro de Fernando Alonso na temporada seguinte. Então com 22 anos, o inglês se tornou o primeiro piloto negro a competir na F1.
Em 1986, Willy T. Ribbs testou um carro da categoria, mas nunca competiu efetivamente.
Relação com McLaren
Em 1995, com dez anos, Hamilton foi receber um prêmio concedido pela revista Autosport inglesa por conta de seu título no kart. Na ocasião, encontrou Ron Dennis, sócio e diretor da McLaren. Ao se aproximar dele, disse: “Um dia, quero pilotar para você”.
Lewis Hamilton realizou seu desejo doze anos depois, pilando para a escuderia britânica entre 2007 e 2012.
Williams
A história de Hamilton com a McLaren quase não aconteceu. Isso porque no final de 2004, a Williams tentou contratar o jovem. No entanto, a BMW, parceira da equipe britânica, vetou o negócio por não querer bancar a carreira do piloto.
“Duelo” com Schumacher
Em 2001, com 16 anos, Hamilton era uma das promessas que disputavam o Campeonato Mundial de Kart. Na etapa final, teve a “concorrência” de Michael Schumacher, que resolveu participar do evento realizado na Alemanha.
Atualmente, Schumi ainda detém o maior número de títulos da F1, com sete. Hamilton vem logo abaixo, com seis.
Cifras altas
Detentor de cinco títulos das últimas seis temporadas, Lewis Hamilton é quem mais recebe na Fórmula 1. O valor estimado que o piloto recebe da Mercedes é de cerca de 45 milhões de euros (R$ 270 mi, na cotação atual) por ano.