Relembre a história de alguns brasileiros que se sagraram campeões da Corrida de São Silvestre
No domingo (7), Ronaldo da Costa completará 50 anos de vida. O ex-maratonista venceu em 1994 a Corrida de São Silvestre, entrando para a história da mais famosa corrida de rua do Brasil e aquela que encerra o ano do esporte nacional.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJ6VUFvaFQ3RCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
Assim como Ronaldo da Costa, vários outros corredores brasileiros já tiveram a honra de vencer a corrida de rua paulistana desde sua ‘fase internacional’, nos anos 40. O Torcedores.com irá relembrar alguns daqueles que foram campeões da competição e terminaram bem os respectivos anos a partir de quando a corrida começou a ter atletas de outros países.
Sebastião Alves Monteiro
As duas primeiras maratonas da São Silvestre com presença de corredores estrangeiros foram ganhas por um brasileiro. Sebastião Alves Monteiro venceu as corridas de 1945 e 1946, esta sendo a última de um fundista do país antes de longo domínio estrangeiro
José João da Silva
Apenas em 1980 um brasileiro voltaria a vencer a corrida de rua mais famosa do Brasil, quebrando 34 anos de jejum do país na competição. O pernambucano ainda venceria a edição de 1985, se consolidando na história do evento, ambas as vezes representando o São Paulo.
João da Mata
O mineiro venceu em 1983 a São Silvestre, sua única vitória na corrida. Atleta representante do Atlético-MG, o corredor foi um dos grandes nomes do fundismo brasileiro, apenas não indo para as Olimpíadas de Los Angeles-1984 por conta de um impedimento (versões dizem que fora lesão ou punição)
Ronaldo da Costa
Um ano de altos e baixos para o esporte brasileiro terminaria bem para o país quando Ronaldo da Costa, outro mineiro, venceu a corrida em 1994 (o primeiro brasileiro a vencer a prova na fase ‘diurna’). Esta seria uma de suas maiores conquistas, a outra sendo a vitória na Maratona de Berlim em 1995, de quebra com o recorde mundial, com 2h06min05s.
Carmen Oliveira
Presença certa na São Silvestre nos anos 90, Carmen de Oliveira se tornou a primeira brasileira a vencer a corrida desde a prova feminina foi introduzida, esta em 1975. Em 1995, vinte anos depois da primeira prova para mulheres, a brasiliense colocou o Brasil no ponto mais alto do pódio desta prova
Maria Zeferina Baldaia (2001)
Ex-doméstica e bóia-fria no interior de São Paulo, Maria Zeferina também decidiu ir para o esporte e disputar a São Silvestre. Em 2001, entraria para a história ao vencer a prova de rua mais famosa do Brasil e fazer sua vida virar até peça de documentário
Marizete de Paula Rezende
Apenas aos 20 anos é que a corredora passou a se dedicar ao esporte, depois de vários trabalhos, entre eles babá e secretária. Apesar do começo tardio, todo o esforço terminou com o sucesso de 2002, quando conquistou a prova.
Marílson Gomes dos Santos
Marílson é o maior brasileiro campeão da ‘fase internacional’ da São Silvestre, com três conquistas. A primeira delas, em 2003, para depois colecionar vitórias em 2005 e 2010, o último brasileiro campeão da corrida. Além disso, venceu por duas vezes (2006 e 2008) a Maratona de Nova York, a prova mais conhecida do atletismo de rua
LEIA MAIS
Fernanda Garay e jogadores da dupla Gre-Nal relatam casos de racismo: “ser negro é ser resistência”
(Crédito da foto:Reprodução/Instagram Ronaldo da Costa)