COB cancela Jogos Escolares da Juventude por conta da pandemia
Após reunião e apoio das 14 confederações, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou o cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude devido a pandemia de Covid-19
Após reunião e apoio das 14 confederações, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou o cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude devido a pandemia de Covid-19
Em reunião online entre o COB, representantes das Confederações Brasileiras Olímpicas, as 27 Secretárias Estaduais e responsáveis pelo Jogos Escolares Estaduais, ficou decidido o cancelamento da competição em 2020, que serve de base para esportes olímpicos, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Sendo assim, a maior competição entre escolas e que serve de base para futuros atletas olímpicos, está cancelada. A cidade sede desta competição recebe cerca de 5 mil jovens atletas de 12 a 17 anos de idade. Os membros da reunião pontuaram os principais pontos para o cancelamento, sendo eles;
- Risco de contágio em ambiente sem controle direto do COB e Confederações (ex.: transporte – aéreo e terrestre – até a cidade-sede, hotéis, centros comerciais, etc.);
- Diferença entre as situações de cada Estado em relação à pandemia e o impacto na isonomia da competição;
- Incerteza da data de retorno do calendário escolar presencial que pode comprometer o processo seletivo;
- Possibilidade de os pais não autorizarem as viagens dos alunos/atletas;
- Eventual conflito com o calendário nacional das modalidades em função da possibilidade de concentração de muito eventos no último trimestre do ano.
Também em virtude da pandemia e o alto contagio, as três etapas regionais que aconteceriam em setembro já haviam sido canceladas.
A competição é realizada pelo COB desde 2005, quando a entidade assumiu e também entrou em um plano governamental. Ou seja, os Jogos Escolares da Juventude são uma parte dos Jogos Escolares Brasileiros. Juntos, formam a maior competição estudantil do país e também uma das maiores do mundo.
Cada edição dos jogos, em sua totalidade de etapas, alcança cerca de 2 milhões de jovens de todos os estados do Brasil, considerando as fases seletivas, municipais e estaduais, que são gerenciadas por estados e municípios. Além disso, envolve cerca de 8 mil pessoas que trabalham nesse grande evento, juntando organizadores, treinadores, árbitros e voluntários.
Dos Jogos da Juventude para o mundo
Os Jogos Escolares da Juventude revelaram alguns nomes de sucesso para o esporte nacional e internacional, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Ana Claudia Lemos (atletismo), Etiene Medeiros e Leonardo de Deus (natação), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, também passaram pelos Jogos Escolares.
LEIA MAIS
Papa Francisco manda mensagem a Zanardi: “É uma lição de humildade”
Atletas comemoram o dia olímpico nas redes sociais; veja as melhores mensagens