Home Esportes Olímpicos COB cancela Jogos Escolares da Juventude por conta da pandemia

COB cancela Jogos Escolares da Juventude por conta da pandemia

Hugo R. Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Após reunião e apoio das 14 confederações, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou o cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude devido a pandemia de Covid-19

Em reunião online entre o COB, representantes das Confederações Brasileiras Olímpicas, as 27 Secretárias Estaduais e responsáveis pelo Jogos Escolares Estaduais, ficou decidido o cancelamento da competição em 2020, que serve de base para esportes olímpicos, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Sendo assim, a maior competição entre escolas e que serve de base para futuros atletas olímpicos, está cancelada. A cidade sede desta competição recebe cerca de 5 mil jovens atletas de 12 a 17 anos de idade. Os membros da reunião pontuaram os principais pontos para o cancelamento, sendo eles;

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Risco de contágio em ambiente sem controle direto do COB e Confederações (ex.: transporte – aéreo e terrestre – até a cidade-sede, hotéis, centros comerciais, etc.);
  • Diferença entre as situações de cada Estado em relação à pandemia e o impacto na isonomia da competição;
  • Incerteza da data de retorno do calendário escolar presencial que pode comprometer o processo seletivo;
  • Possibilidade de os pais não autorizarem as viagens dos alunos/atletas;
  •  Eventual conflito com o calendário nacional das modalidades em função da possibilidade de concentração de muito eventos no último trimestre do ano.

Também em virtude da pandemia e o alto contagio, as três etapas regionais que aconteceriam em setembro já haviam sido canceladas.

A competição é realizada pelo COB desde 2005, quando a entidade assumiu e também entrou em um plano governamental. Ou seja, os Jogos Escolares da Juventude são uma parte dos Jogos Escolares Brasileiros. Juntos, formam a maior competição estudantil do país e também uma das maiores do mundo.

Cada edição dos jogos, em sua totalidade de etapas, alcança cerca de 2 milhões de jovens de todos os estados do Brasil, considerando as fases seletivas, municipais e estaduais, que são gerenciadas por estados e municípios. Além disso, envolve cerca de 8 mil pessoas que trabalham nesse grande evento, juntando organizadores, treinadores, árbitros e voluntários.

PUBLICIDADE

Dos Jogos da Juventude para o mundo

Os Jogos Escolares da Juventude revelaram alguns nomes de sucesso para o esporte nacional e internacional, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Ana Claudia Lemos (atletismo), Etiene Medeiros e Leonardo de Deus (natação), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, também passaram pelos Jogos Escolares.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Papa Francisco manda mensagem a Zanardi: “É uma lição de humildade”

Atletas comemoram o dia olímpico nas redes sociais; veja as melhores mensagens

Better Collective