Carille, Tite, Mano e mais… confira os técnicos que passaram pelo Corinthians nos últimos seis anos
8 técnicos comandaram o Corinthians de 2014 até 2020
Nos últimos anos o Corinthians vem optando por dar tempo de trabalho ao seus treinadores. Depois da aposta bem sucedida em manter Tite em 2011 (após eliminação contra o Tolima), o clube evita demitir seus técnicos. Nos últimos seis anos as exceções foram apenas nos anos de 2016 e 2018, quando a diretoria optou por demissão de profissionais. Não é mero acaso que o time tenha conquistado 5 títulos nesses últimos anos. Relembre quais foram esses treinadores e suas passagens pelo clube.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJlaUV1SFBsTCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Mano Menezes
O técnico responsável pelo acesso a Série A em 2008 e que deixou o clube para assumir a seleção brasileira em 2010 retornou ao Corinthians em 2014. Mas o técnico não repetiu o sucesso e não teve o contrato renovado em dezembro do mesmo ano.
Tite
Responsável pelo título inédito da Libertadores em 2012 e o segundo Mundial do clube no mesmo ano, o técnico retornou ao time em 2015, após um ano focado em se aprimorar. O resultado foi a conquista do Brasileirão de 2015 pelo Corinthians. Seu bom trabalho na 3ª passagem pelo Timão rendeu o convite para assumir a seleção brasileira em 2016.
Fábio Carille
Apesar do pouco tempo como treinador, possui seu nome marcado na história do Corinthians. Depois de passagens curtas como interino em 2016, Carille foi efetivado em 2017, comandando o time nas conquistas do bicampeonato do Paulistão (2017/18) e Campeonato Brasileiro em 2017. Em 2018 o técnico aceitou convite para trabalhar no Al Wehda, mas acabou retornando ao Timão no fim do mesmo ano. Em 2019 garantiu a conquista do tricampeonato estadual, feito que não acontecia desde a década de 20.
Mas o trabalho ruim no segundo semestre fizeram com que ele fosse demitido após derrota para o Flamengo no Brasileirão.
Tiago Nunes
Depois de um bom trabalho no Athletico Paranaense, foi contratado após a demissão de Fábio Carille. Mas o treinador chegou a um acordo com o Corinthians e assumiu o clube oficialmente em 2020. O atual técnico do Timão teve um início promissor no clube, mas a eliminação na fase pré da Libertadores e a má campanha do Paulistão fazem com que ele não seja unanimidade no clube. Caso o futebol não tivesse parado por conta da pandemia, eram grandes as chances que ele já tivesse sido demitido.
Outros técnicos recentes do Corinthians
Em 2016, o último ano que o Corinthians passou sem vencer um título, o clube teve duas rápidas passagens dos técnicos Cristóvão Borges e Oswaldo de Oliveira. O primeiro foi demitido após 18 jogos a frente do clube. Já o segundo voltou ao clube para sua 3ª passagem, mas ficou apenas 9 jogos como treinador do clube.
Em 2018 o clube resolveu repetir a aposta que fez com Carille e optou por efetivar Osmar Loss como treinador. Mas Loss não conseguiu repetir o bom trabalho nas categorias de base e comandou o time em apenas 25 jogos.
Após sua saída a diretoria apostou na chegada de Jair Ventura. Sua curta passagem (19) jogos, poderia ter sido diferente caso o time tivesse conquistado o título da Copa do Brasil de 2019. Mas a derrota em casa para o Cruzeiro ajudou a abreviar sua passagem pelo clube.
LEIA MAIS:
Corinthians: veja o ranking de goleiros que mais defenderam pênaltis na história do clube
Com Cássio no topo, confira a lista dos jogadores com mais títulos pelo Corinthians