O Torcedores.com lista sete jogadores que conquistaram a Copa São Paulo pelo Corinthians e fizeram carreira no continente europeu
O Corinthians é 10 vezes campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, apelidada por muitos de Copinha. A tradição na base alvinegra não se reverte apenas em títulos, mas como na revelação de excelentes valores para o time profissional. Mas além do time de cima, alguns desses atletas brilharam (ou brilham) na Europa após sair do Timão.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJXbk1NalpJVyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Pensando nisso, e aproveitando o aniversário de Ewerthon (um desses atletas revelados do Terrão para o mundo), o Torcedores.com resolveu listar sete jogadores que foram venceram a Copa São Paulo com o Corinthians e fizeram carreira na Europa.
7 campeões da Copa São Paulo pelo Corinthians que brilharam na Europa:
Sylvinho
Pouca gente lembra, mas Sylvinho foi campeão da Copa São Paulo de 1995. Naquele mesmo ano, subiria para o profissional e faria parte do elenco campeão da Copa do Brasil. Ficou até 99 no clube, até se transferir para o Arsenal. Mas seu real destaque na Europa foi com a camisa do Barcelona.
Ewerthon
Aniversariante do dia, Ewerthon foi um dos destaques da conquista de 99, em uma geração que revelaria diversos jogadores para o time profissional. O atacante ficou no Corinthians até 2001, quando se transferiu para o Borussia Dortmund. Lá foi onde mais fez sucesso na Europa, sendo campeão alemão em 2002.
Edu Gaspar
Edu Gaspar foi mais um campeão em 99, marcando inclusive o gol do título naquela ocasião. Assim como Sylvinho, seu caminho foi o Arsenal, mas diferente do lateral, foi lá que Edu se tornou ídolo na Europa. O volante ainda teve boa passagem pelo Valencia antes de encerrar a carreira no próprio Corinthians.
Jô
Possível reforço para uma terceira passagem pelo clube, Jô foi campeão da Copinha em 2004 e fez sucesso no CSKA da Rússia. Porém, não teve o mesmo rendimento em clubes da Inglaterra e Turquia. Seu melhor futebol sempre foi apresentado no Brasil, principalmente em sua passagem pelo Atlético-MG e em sua segunda passagem pelo Corinthians em 2017.
Ronny
Esse nem todo mundo lembra também. O lateral-esquerdo Ronny foi campeão da Copa São Paulo de 2005, mas pouco foi aproveitado entre os profissionais. Já vendido para Europa, ‘espantou’ o mundo com sua bomba de perna esquerda, que já chegou a 222km por hora. Seus melhores momentos no velho continente foram no Sporting e no Hertha Berlim.
Marquinhos
Campeão em 2012, Marquinhos já chamava a atenção do futebol europeu mesmo em meio à Copinha. Antes de partir, teve rápida passagem pelo time de Tite, mas com Chicão e Castan em grande fase, não teve muitas chances. Já na Europa, arrebentou na Roma e virou um dos melhores do mundo no PSG.
Maycon
Fechamos a lista com a joia mais recente a brilhar na Europa. Campeão da Copa São Paulo em 2015 marcando o gol do título, Maycon foi um dos melhores jogadores do Corinthians campeão brasileiro de 2017, e logo despertou o interesse do Shakhtar Donetsk. Antes de uma grave lesão no joelho, o volante vinha fazendo grande temporada no ano de 2019 pelo clube ucraniano.
LEIA MAIS
Corinthians emite nota em relação ao possível uso indevido da expressão ‘Timão’
Corinthians vai à Justiça contra ‘Meu Timão’ após não conseguir comprar o site