Camisa 9: relembre os centroavantes que passaram pelo Fluminense após a saída de Fred
Entre 2016 e 2020, o Fluminense fracassou na tentativa de encontrar um substituto para Fred
Entre 2016 e 2020, o Fluminense fracassou na tentativa de encontrar um substituto para Fred
A história dos grandes centroavantes do Fluminense foi escrita à base de muitos gols, regularidade e títulos. Só quem praticou um futebol de alto nível conseguiu imortalizar seu nome nos corações tricolores. Por isso, a camisa 9 é ligada ao artilheiro. Evidente que Fred é o maior atacante que utilizou o número neste século.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Entre 2009 e 2016, Fred marcou 172 gols em 288 partidas. Com isso, foi fundamental nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2010 e 2012. Porém, após a saída do jogador vimos vários centroavantes defendendo as cores do clube. Nas últimas quatro temporadas, só para exemplificar, nove atletas tiveram a missão de substituir o ídolo tricolor.
Ao se despedir do Fluminense em 2016, Fred deixou um vazio que não foi preenchido por nenhum jogador que passou pelas Laranjeiras. Logo depois, nove atacantes foram utilizados pelos treinadores que passaram pelo. Henrique Dourado, Pedro e Richarlison, nesse ínterim, foram os únicos que conseguiram dar retorno esportivo ao clube.
Por outro lado, os dirigentes tricolores fracassaram em investir nas contratações dos experientes Kayke, Lucão e Júnior Dutra que não deixaram saudades entre os tricolores. Por outro lado, o jovem Evanílson é tratado como uma das maiores promessas do clube nos últimos anos. Por isso, o Torcedores.com levantou o desempenho dos últimos centroavantes que passaram pelo Fluminense após a ida de Fred para o Atlético-MG. Confira!
Henrique Dourado
O Ceifador, antes de mais nada, foi o primeiro a herdar a camisa 9 que pertencia a Fred. Ele marcou 34 gols em 63 partidas de 2016 a 2017. Posteriormente, Henrique Dourado trocou o Fluminense pelo Flamengo onde não teve o mesmo sucesso de quando defendeu o Tricolor das Laranjeiras.
Pedro
Honrou a camisa 9 que pertencia a Fred. Marcou 31 gols em 91 partidas de 2016 a 2019. Posteriormente, a cria de Xerém foi negociado com a Fiorentina, da Itália, onde teve passagem apagada. Logo depois, Pedro retornou ao futebol brasileiro. Atualmente, é reserva de Gabriel Barbosa no Flamengo.
Magno Alves
Campeão da Série C de 1999, Magno Alves marcou 18 gols em 64 partidas na sua segunda passagem pelo Fluminense de 2015 a 2016. Porém, a relação custo x benefício não correspondeu ao investimento feito na sua contratação. Por isso, o ídolo não teve o contrato renovado ao término de seu vínculo com o clube.
Kayke
O atacante foi contratado cercado de expectativas após passagens por Flamengo, Santos e Bahia. Porém, teve passagem decepcionante pelo Fluminense. Ele passou em branco nas nove partidas que disputou pelo clube no Campeonato Brasileiro de 2018. É considerado, inclusive, uma das piores contratações da era Pedro Abad.
Richarlison
A princípio, foi contratado para ser o reserva imediato de Fred no Fluminense. Por outro lado, Richarlison ganhou aos poucos um espaço para atuar ao lado do ídolo tricolor. Entre 2015 e 2016, ele marcou 19 gols em 67 partidas. Atualmente, é um dos principais jogadores do Everton, da Inglaterra.
Samuel
Foi reserva imediato de Fred na campanha que deu ao Fluminense o título Brasileiro de 2012. Ele tinha tudo para herdar a camisa 9. Porém, não correspondeu às expectativas e foi emprestado seguidas vezes pelo clube. Na última passagem pelas Laranjeiras, Samuel passou em branco nas nove partidas que disputou na temporada de 2016.
Luciano
Marcou 20 gols em 55 partidas pelo Fluminense de 2018 a 2019. Apesar dos números, Luciano nunca foi uma unanimidade entre os torcedores tricolores. Com isso, ele trocou o clube pelo Grêmio que o contratou a pedido do técnico Renato Portaluppi.
Júnior Dutra
Considerado um legítimo centroavante, Júnior Dutra tem uma carreira marcada por poucos gols. Com passagem apagada por Vasco, Avaí e Corinthians, ele também fracassou com a camisa tricolor. Em 2018, passou em branco nas 18 partidas que disputou pelo Fluminense.
Lucão
Não utilizou a camisa 9 de Fred, mas foi contratado para empurrar a bola para o fundo das redes inimigas. Porém, teve passagem para ser esquecida pelo Fluminense. Em 2019, passou em branco nas seis partidas que disputou pelo clube.
Evanílson
É tratado como uma das maiores revelações do Fluminense. Promovido ao time profissional no ano passado, Evanílson já marcou sete gols em 11 partidas com a camisa tricolor. Ele é apontado por muitos dirigentes como o sucessor de Fred no clube.