Atualmente no West Ham, zagueiro acredita que o técnico da seleção brasileira poderia treinar qualquer grande time na Premier League
Desde 2018 no West Ham, o zagueiro Fabián Balbuena já se mostra adaptado ao estilo de jogo do Campeonato Inglês. Com quase dois anos na Premier League, o jogador paraguaio já está mais confiante para falar sobre o futebol inglês. Inclusive ele acredita que o técnico Tite, com quem trabalhou no Corinthians em 2016, poderia assumir o comando de um grande time da Inglaterra. Em entrevista ao site “PL Brasil” o zagueiro afirmou que o atual treinador da seleção canarinho teria todas as condições de assumir um dos times de ponta da “Terra da Rainha”.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJGa0RwQ0RjRyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Tite foi citado por Balbuena ao responder uma pergunta sobre os poucos técnicos que atuam na Premier League. Enquanto diversos jogadores sul-americanos atuam em clubes ingleses, apenas seis técnicos da América do Sul trabalharam na Premier (Luiz Felipe Scolari, Manuel Pellegrini, Mauricio Pochettino, Mauricio Pellegrino, Ossie Ardiles e Gus Poyet).
O zagueiro acredita que em breve esse número pode aumentar em breve.
“Tem muitos técnicos sul-americanos bons. O (Diego) Simeone, do Atlético de Madrid, sempre é sondado por times grandes da Europa.
O Tite pode, tranquilamente, dirigir um time grande da Premier League, da Europa. Mas acho que isso passa mais pelas diretorias dos clubes ingleses. Querem técnicos que conheçam mais e melhor o futebol inglês.”
Diferença da Premier League para o futebol sul-americano
“(A diferença) é a intensidade, a velocidade, o ritmo de jogo. Isso acontece porque todos os times têm jogadores de boa qualidade, fortes, rápidos.
Quando os 22 jogadores sabem jogar, o jogo em si fica mais rápido. É o que acontece na Premier League. Praticamente não tem time pequeno aqui e todas as equipes sabem sair jogando. Todos os defensores sabem jogar.
Isso tudo faz com que o jogo seja mais dinâmico. No futebol brasileiro, só os times grandes têm essa qualidade e, alguns deles, nem sabem sair jogando.”
Ensinamentos no futebol inglês
Balbuena acredita que o principal aprendizado seja relacionado ao nível de concentração.
“Todo jogador tem, seja qual for a liga. Mas, na Premier League, você fica mais ligado ainda. Em questão de segundos, o adversário pode tirar vantagem. Isso eu aperfeiçoei.
Jogar em ritmo alto também foi muito importante. Nos primeiros meses, isso me custou e eu senti, mas, com o trabalho, você pega rápido e minha primeira temporada foi boa por causa disso.”
LEIA MAIS:
Premier League divulga tabela com datas e horários dos jogos; confira
Globo coloca fim em ciclo de reprises de jogos históricos e irá voltar a exibir filmes no horário