Maradona é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol
Diego Armando Maradona é sem dúvidas alguma uma das maiores figuras do futebol mundial. Para muitos, ele é até o maior jogador de todos os tempos. Odiado pela maioria dos Brasileiro e amado por todos os Argentinos, Maradona colecionou polêmicas e títulos em sua carreira.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJwVUs3VjN4SCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Atualmente, Maradona tem 59 anos e é treinador do Gimnasia y Esgrima da Argentina. Para quem não conhece muito sobre o craque Argentino, separamos algumas curiosidades sobre Maradona. Veja abaixo:
Infância
Maradona nasceu em Lanús, província de Buenos Aires, mas viveu boa parte de sua infância em Villa Fiorito, um dos locais mais pobres e perigosos da capital argentina. Inclusive, durante uma entrevista, o craque argentino fez a seguinte declaração: “Eu vivia em um local privado. Privado de luz, privado de água, privado de um telefone”
Estreia na Seleção Argentina
Maradona vestiu a camisa da Argentina pela primeira vez com apenas 16 anos, em fevereiro de 1977.
Clubes
Maradona passou por 6 clubes em sua carreira. Dessa forma, ele foi revelado pelo Argentino Juniors, mas em pouco tempo foi transferido para o Boca Juniors, onde se tornou ídolo. Após o Boca, ele foi para o Barcelona, onde era tratado como se fosse um “rei”. No entanto, saiu do clube catalão pelas portas do fundo e foi para o Napoli, onde viveu os melhores momentos da sua carreira. Já na sua decadência, passou pelo Sevilha e Newell’s Old Boys. Por fim, jogou novamente pelo Boca Juniors para se despedir do futebol em 1997.
A mão de Deus
Um dos lances mais históricos de Maradona foi na Copa do Mundo de 1986. Nas quartas de finais, contra a Inglaterra, o argentino marcou um gol de mão. A Argentina ganhou o jogo por 2 a 1. O lance até hoje é bastante discutido e lembrado entre os fãs do futebol.
Estádio com seu nome
Maradona é o maior jogador da história do Argentino Juniors. Dessa forma, em homenagem ao jogador, em 2003, o clube batizou o estádio com o nome do ex-jogador.
Comercial com camisa do Brasil
Em 2006, Maradona protagonizou um comercial muito divertido do Guaraná Antarctica. No comercial, vemos Kaká e Ronaldo Fenômeno durante a execução do hino nacional com a camisa do Brasil. Entretanto, Maradona aparece com a camisa do Brasil e cantando o hino também. Em seguida, ele acorda e vê que aquilo não passava de um pesadelo.
Política
Maradona sempre teve proximidade com o Brasil, principalmente quando se trata de questões políticas. O ex-jogador declarou apoio a Lula quando ele foi preso em 2018.
Religião
Maradona é tão idolatrado que foi criado uma religião em sua homenagem. A igreja Maradoniana considera a data de aniversário do jogador como o seu “Natal”. Essa religião apresenta seguidores na Argentina, Espanha e México.
LEIA MAIS:
5 contratações aleatórias do Flamengo
Quem é o maior artilheiro do Beira-Rio?
Você lembra qual foi o último jogo na Arena do Grêmio antes da paralisação?