Campeonato Catarinense é um dos estaduais mais importantes do país
O Campeonato Catarinense é um dos mais novos no Brasil, com início no ano de 1924. Entretanto, ele possui times fortes e tradicionais que já deram muito trabalho para os principais clubes do país. Por exemplo, em 1991, o Criciúma conquistou a Copa do Brasil e em 2016 a Chapecoense foi campeã Copa Sul-Americana.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJNbllGUVNzYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Além disso, o Campeonato Catarinense deve ser um dos primeiros estaduais a retornar depois da paralisação do futebol devido a pandemia do Coronavírus. Pensando nisso, separamos 5 curiosidades do Campeonato Catarinense. Confira:
Número de Edições
O Campeonato Catarinense já teve 95 edições, sendo que a primeira foi disputada em 1924 e conquistada pelo Avaí. No ano passado, o campeão também foi o Avaí.
Maior Campeão
Você pode ter pensado que o Avaí é o maior campeão do Campeonato Catarinense, entretanto, o maior campeão é o Figueirense com 18 títulos. Logo em seguida vem o Avaí com 17 e o Joinville com 12 títulos.
Maior Goleada
A maior goleada do Campeonato Catarinense não foi entre dois clubes grandes. O Metropol fez um sonoro 12 a 1 contra o Flamengo EC. O jogo ocorreu em 20 de janeiro de 1963.
Maior Público
Infelizmente o futebol catarinense não possui estádios muito grandes. Dessa forma, o maior público do campeonato foi de 31.123. O record foi estabelecido em um jogo entre o Criciúma e a Chapecoense no ano de 1995.
Maior Campeão Consecutivo
Entre os anos de 1978 e 1985, o Joinville conseguiu se sagrar 8 vezes campeão do Campeonato Catarinense. O Criciúma foi campeão em 1986, evitando que o Joinville conquistasse uma marca maior ainda.
LEIA MAIS:
6 Brasileiros que não conseguiram brilhar na Juventus
5 jogadores famosos que estarão em ação na volta do Campeonato Catarinense