PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Zagueiro ex-Corinthians foi autor de primeiro gol da história do Palmeiras

Zagueiro ex-Corinthians foi autor de primeiro gol da história do Palmeiras

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Bianco fez o primeiro gol da história alviverde, se tornando o primeiro ídolo do Palestra Itália/Palmeiras

Fundado em agosto de 1914, o Palmeiras subiu a campo pela primeira vez em 24 de janeiro de 1915. Naquele jogo, o então Palestra Itália derrotou por 2 a 0 o Savóia, de Votorantim, para iniciar uma história de títulos, craques e jogos históricos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiI5d0NLNWlKaiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Mas o palmeirense mais fanático sabe quem fez o primeiro gol dos muitos da história alviverde? Então, é hora de conhecer a história de Spartaco Bianco Gambini. Ou simplesmente Bianco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ex-corintiano no Palestra

Bianco já era um jogador de certa fama quando se tornou um dos membros do nascente Palestra Itália. O zagueiro já havia jogado no futebol argentino, no Corinthians e no Mackenzie antes de se transferir para o clube que representaria a colônia italiana.

Justamente por ter tido passagem no Alvinegro e por várias pessoas da comunidade italiana que estiveram no time de Parque São Jorge foram para o Palestra, uma ‘lenda’ se tornou propagada em alguns meios, a de que o Palmeiras seria uma dissidência corintiana. O que a história prova que não era o caso do atleta, já que o defensor veio para o time palestrino não diretamente do Timão.

PUBLICIDADE

Primeiro goleador 

PUBLICIDADE

Bianco se tornou um dos vários atletas de origem italiana a passar a defender o Palestra Itália. Em seu primeiro jogo, contra o Savóia, foi titular e entrou para a história ao marcar o primeiro gol da história do Palmeiras, numa cobrança de pênalti.

Aliás, os dois gols palestrinos naquela partida foram todos de penalidade máxima. O segundo gol foi anotado também na marca do cal por Alegretti. A conquista fez com que o Verdão conquistasse naquela partida seu primeiro título, a Taça Savóia.

O primeiro ídolo do Palmeiras

Entre 1915 a 1929, Bianco atuou pelo Palestra, se tornando a lado de Heitor Marcelino e dos irmãos Imparato, os primeiros ídolos da história verde. Segundo o Almanaque do Palmeiras, foram 284 partidas com a camisa do clube e 16 gols. Além de três títulos paulistas como jogador (1920, 1926 e 1927).

PUBLICIDADE

O zagueiro foi capitão do time (que na época exercia papel semelhante ao dos treinadores da atualidade) por mais uma década, se tornando um dos melhores do país em sua posição. E, com isso, ganhando até lugar na seleção brasileira, sendo titular da primeira conquista de peso do Brasil, o Sul-Americano (a atual Copa América) em 1919.

Depois de encerrar a carreira de jogador, Bianco foi treinador do Palmeiras em duas oportunidades, entre 1930 e 1931 e em 1944, quando foi campeão paulista ao lado do uruguaio Ventura Cambon. E seria sucedido na posição de capitão por outro jogador com passagem pelo Corinthians, Amílcar Barbuy.

LEIA MAIS

Há 104 anos, Palmeiras empatou em estreia em jogos oficiais com vice paulista

PUBLICIDADE

Compra do Parque Antarctica pelo Palmeiras completou 100 anos; conheça a história

(Crédito da foto: Reprodução/Site Oficial do Palmeiras)

Better Collective