World Rugby aprova leis experimentais para pandemia
Muitos são os esportes que precisam de contato físico para serem jogados e o rugby provavelmente é o qual isso é mais aplicado. Pensando nisso, a World Rugby adotou algumas leis experimentais para conter o avanço do Covid-19 no esporte.
Redução do número de scrums, limitar o número de jogadores em um maul e agilizar os rucks foram algumas das saídas encontradas pela federação, que já afirmou que não vai obrigar que as medidas sejam seguidas. Ou seja, cabe a confederação de cada país decidir quais regras serão aplicadas, mas todas as entidades precisam seguir as recomendações da World Rugby. A entidade máxima ainda ressalta que o retorno do esporte só deve acontecer em países que estiverem em condições, seguindo orientações do poder público.
Procedimentos de higiene para treinos e jogos também foram formalmente recomendados pela organização, como higienização das mãos e rosto, antes e depois do jogo, bem como das bolas usadas em treinos e jogos. A federação ainda pede que, se possível, os jogadores troquem de uniforme e evitem amontoação durante o intervalo, e que se mantenha distância durante comemorações.
Confira algumas das medidas adotadas pela World Rugby:
- Eliminar o reinício do scrum se nenhuma infração foi cometida;
- Não será possível pedir scrum no penal ou chute direto;
- Reforçar as punições por tackle alto e introdução do cartão laranja por infrações merecedoras de cartão vermelho;
- O jogador que cometeu uma infração deve ser retirado do campo enquanto o TMO checa. Se a infração for merecedora do cartão vermelho, o jogador não retorna. Se não, retorna após 15 minutos;
- Redução da ordem de usar a bola de 5 para 3 segundos.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO OFICIAL COM AS LEIS EXPERIMENTAIS
LEIA MAIS
Borussia Dortmund não renovará contrato de Gotze devido à vídeo no TikTok; entenda