Jogo inaugural do mais tradicional estádio paulistano reuniu equipes alvi-verdes de São Paulo e Paraná. Ambas fundadas por imigrantes europeus. Sabe quais?
No dia 27 de abril de 1940, foi inaugurado o Estádio Municipal do Pacaembu, no bairro de mesmo nome, em São Paulo. A cerimônia foi acompanhada por mais de 50 mil pessoas nas arquibancadas – e pelo Presidente Getúlio Vargas na tribuna de honra. No dia seguinte, a bola rolou pela primeira vez no então maior estádio da América do Sul, pela Taça Cidade de São Paulo. Naquele dia, foram realizadas duas partidas. A primeira delas, entre Palestra Itália e Coritiba.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJIejNSRlp4dSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A equipe paulistana que deu origem ao Palmeiras venceu com facilidade, por 6 a 2. No entanto, o primeiro gol no Pacaembu foi anotado pelo “coxa-branca” Zequinha, logo a um minuto de jogo. Com dois gols de Echevarrieta, o time da colônia italiana de São Paulo virou o placar ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Luizinho, Elyseo, novamente Echevarrieta e Sandro sacramentaram a vitória palestrina. Nos minutos finais da partida, Branco descontou para o time da colônia alemã de Curitiba.
Logo na sequência, o Corinthians derrotou o Atlético Mineiro por 4 a 2 e também classificou-se para a final do torneio. No domingo seguinte, dia 5 de maio, os rivais paulistanos voltaram ao Pacaembu para decidir quem ficaria com a taça. O Palestra foi melhor em campo e venceu por 2 a 1.
Primeiro Campeão
No feriado do dia 1º de maio, portanto antes da final do certame vencido pelo Palestra Itália, o Pacaembu sediou o “Torneio Relâmpago”. Participaram deste evento as demais equipes paulistas da época. Os times se enfrentaram em jogos eliminatórios com duração de 20 minutos, com a final sendo disputada ainda no mesmo dia. A Portuguesa bateu o Juventus por 3 a 0 na partida decisiva e ficou com o troféu.
Em 1961, o Pacaembu passou a se chamar Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 1958.
LEIA MAIS
Pacaembu já foi palco de 25 jogos da Seleção Brasileira; relembre
Pacaembu foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1950; relembre