Estádio com muita história coleciona alguns dos maiores públicos nacionais, mas atualmente teve capacidade reduzida por medidas de segurança
O estádio do Morumbi é um dos maiores estádios da América do Sul e ainda é o maior palco particular do Brasil. Inaugurado há 50 anos atrás, a casa do São Paulo atualmente tem uma capacidade muito menor do que quando foi inicialmente planejada.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
A capacidade inicial de público que o Morumbi recebeu após 18 anos de obras foi de 149.908 pessoas. No entanto, as medidas de segurança aumentaram ao longo dos anos e o estádio teve que reduzir aos poucos a quantidade de torcedores nas arquibancadas. Com isso, os públicos constantemente visto que alcançavam a lotação máxima do estádio deixaram de existir desde o final dos anos 90 até os atuais dias.
Apesar da capacidade alta, o Morumbi recebeu alguns jogos que ultrapassaram o limite de quase 150 mil torcedores. Atualmente, o São Paulo reduziu a quantidade de público e o estádio pode receber até 66.795 pessoas por jogo. Nos últimos anos, o clube tem conseguido realizar algumas partidas que alcançaram próximo do limite da capacidade.
Público em 2019 e 2020
Em 2019, o maior público que o São Paulo recebeu no Morumbi foi de 58.713 em um duelo sem gols contra o Corinthians pelo Paulistão. Em duelos pela Libertadores e alguns anos em que o clube brigou contra o rebaixamento, a torcida lotou o estádio que esteve entre as maiores médias de público do país nos últimos anos.
Neste ano, o clube realizou cinco partidas no Morumbi e teve média de 27.253 torcedores. O clube teve o estádio em duelos pelo Campeonato Paulista e contra a LDU do Equador pela segunda rodada da Copa Libertadores. A maior presença do público em 2020 foi contra o Corinthians pela primeira fase da competição quando 44.208 torcedores presenciaram um novo empate sem gols.
LEIA MAIS:
Morre Vadão, ex-treinador de Corinthians, São Paulo e seleção feminina, vítima de câncer