Duelos garantiram vagas de Atlético de Madrid e PSG para as quartas de final da Champions League e eliminaram equipes favoritas ao título
São 77 dias desde o último jogo da Champions League e a paralisação do futebol mundial. Com algumas competições já programando seu retorno e a Bundesliga já realizando as últimas rodadas do campeonato, você lembra quais foram os últimos jogos que foram disputados?
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJmUFl6aVoyQiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Os últimos dois jogos da Champions League que aconteceram antes da paralisação, do dia 11 de março, foram entre Liverpool x Atlético de Madrid e PSG x Borussia Dortmund. Na ocasião, os Reds acabaram sendo surpreendidos e foram eliminados dentro de casa para os Colchoneros enquanto a equipe parisiense conseguiu superar o ‘Cometa Haaland’ para se classificar contra o Dortmund.
Atuais campeões fora
O Liverpool era o principal candidato para vencer a Champions League no início da disputa. Apesar de uma fase de grupos mais complicada, os Reds ainda eram os favoritos até encontrarem o Atlético de Madrid nas oitavas de final. O primeiro duelo foi muito equilibrado, mas terminou com a vitória espanhola por 1 a 0. Com toda polêmica entre os times com os ingleses reclamarem de um ‘sentimento de está tudo finalizado’, a partida ganhou ainda mais expectativa e as equipes compensaram isso.
Após um primeiro tempo movimentado, Wijnaldum abriu o placar aos 45 minutos de cabeça. O resultado acabou levando a decisão para a prorrogação e mesmo com o Liverpool pressionando todo o tempo o goleiro Oblak evitou uma goleada. Os Reds iniciaram uma pressão e ampliaram a vantagem aos 4 minutos do tempo extra com Firmino, mas aos 6 e aos 16 Lorrente deixou tudo igual e com vantagem colchonera. No último minuto, Morata acabou virando e dando a vaga para os visitantes nas quartas de final da Champions League.
Neymar por cima
O PSG perdeu o primeiro duelo fora de casa e precisaria reverter a situação no Parque dos Príncipes. Com a vantagem, o Borussia Dortmund sabia que um dos principais fatores dos franceses era a torcida e que não estaria presente devido a pandemia do COVID-19. No entanto, os parisienses contaram com um Neymar em dia inspirado para conseguir a vaga nas quartas de final da Champions League.
O primeiro tempo foi completamente dominado pelo PSG que sabia que abrir o placar primeiro seria fundamental. A estratégia do Borussia Dortmund foi se defender e utilizar o contra-ataque para conseguir surpreender os franceses. No entanto, Neymar aproveitou cruzamento de Di Maria para abrir o marcador e animar o time de Thomas Tuchel por uma vantagem maior. Como fez o gol fora de casa, o PSG estava se classificando, mas não se contentou e foi buscar o placar ainda maior. E foi assim que Bernat ampliou o marcador e incomodou os alemães que só então passaram a atacar.
A partida ganhou um equilíbrio maior na segunda etapa com as duas equipes indo para o ataque, mas havia diferenças entre os estilos. Enquanto o PSG utilizava as melhores jogadas e conseguia pensar em cada passo dentro de campo, o Borussia Dortmund se desorganizou e passou a tentar a qualquer custo um gol para levar o jogo para a prorrogação. No entanto, os parisienses levaram a melhor e garantiram a classificação para a próxima fase da Champions League.
LEIA MAIS:
Porto: conquista da Champions League de 2004 mudou visão europeia sobre futebol no país