Brasileiros, alemães e espanhóis: veja 5 duplas de zaga que atuaram juntas por clube e seleção
Em alguns casos, duplas de zaga são formadas por atletas que jogaram na mesma equipe e seleção
Uma boa zaga é sempre importante em um time de futebol. Por isso, algumas equipes foram – ou ainda são – exemplos onde dois bons jogadores do sistema defensivo são do mesmo país. Sendo assim, além de atuarem juntos no clube, também defendem a mesma seleção.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Visto isso, o Torcedores.com lista cinco duplas de defensores que, em algum momento de suas carreiras, viveram essa situação. Em alguns casos, os atletas formaram zaga no time e no selecionado no mesmo período. Em outros, isso aconteceu em um intervalo maior de tempo.
Lúcio e Juan (Bayer Leverkusen e Seleção Brasileira)
Companheiros de longa data na Seleção, os zagueiros brasileiros formaram dupla nas Copas de 2006 e 2010. Anos antes, porém, atuaram juntos em um clube: o Bayer Leverkusen. Mas, a experiência durou apenas duas temporadas, de 2002 a 2004, quando Lúcio foi para o Bayern de Munique.
Piqué e Puyol (Barcelona e Seleção Espanhola)
Enquanto o ex-jogador defendeu apenas as cores do Barcelona na carreira, o atual camisa 3 do time catalão teve outro caminho. Mas, em 2008, a dupla se juntou para atuar até 2014. Pelo clube, venceram todos os títulos possíveis, enquanto na seleção conquistaram a Copa de 2010.
Boateng e Hummels (Bayern de Munique e Seleção Alemã)
Boateng foi revelado pelo Hertha Berlin e chegou ao Bayern em 2011. Já Hummels, entre idas e vindas ao Borussia Dortmund, atuou de 2016 a 2019 no time de Munique ao lado do parceiro de zaga. Já pelo selecionado alemão, venceram juntos a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Baresi e Maldini (Milan e Seleção Italiana)
Durante muitos anos, o Milan teve grandes jogadores de defesa, que também atuavam na Azzurra. Nesta e Costacurta são alguns exemplos, mas Franco Baresi e Paolo Maldini tiveram grande destaque juntos.
Mesmo não atuando lado a lado por tanto tempo, foram multicampeões pelo Rossonero, único clube que defenderam Entre outros títulos, três vezes a Liga dos Campeões. Pela seleção, foram vice na Copa de 1994.
Marquinhos e Thiago Silva (PSG e Seleção Brasileira)
Única dupla de zaga atual da lista. Em 2012, Thiago Silva chegou ao PSG para ser um dos pilares do “novo rico” do futebol europeu. No ano seguinte, o ainda jovem Marquinhos também desembarcou em Paris.
Na Seleção, os dois jogadores passaram a atuar mais juntos após a Copa da Rússia.