Home Futebol Vadão ajudou a revelar dois Bolas de Ouro, um ídolo na Europa e um herói colorado

Vadão ajudou a revelar dois Bolas de Ouro, um ídolo na Europa e um herói colorado

Treinador faleceu vítima de câncer nesta segunda-feira (25). Durante a carreira, Vadão foi responsável por ajudar grandes nomes do futebol nacional ainda na juventude

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

Treinador faleceu vítima de câncer nesta segunda-feira (25). Durante a carreira, Vadão foi responsável por ajudar grandes nomes do futebol nacional ainda na juventude

Com passagens por Corinthians, São Paulo, Athletico Paranaense e Mogi Mirim, o treinador Vadão faleceu no início da tarde desta segunda-feira (25). Aos 63 anos idade, o experiente profissional foi vítima de um câncer no fígado, que acabou evoluindo e se espalhando pelo corpo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJIckdYaGpXMyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rodado por diversas equipes do futebol nacional, Vadão ajudou a revelar diversos grandes nomes para o país. Os dois principais foram  Rivaldo Kaká, que acabaram sendo eleitos melhores do mundo pela Fifa em 1999 e 2007, respectivamente.

O primeiro estava no elenco que entrou para a história do Mogi Mirim no início da década de 1990, mais conhecido como Carrossel Caipira por seguir a linha do holandês Johan Cruyff, então comandante do Barcelona. Rivaldo era um dos principais nomes daquele elenco e acabou chamando a atenção posteriormente de Corinthians e Palmeiras, onde fez parte do elenco vitorioso de Vanderlei Luxemburgo.

Anos depois de sair do Mogi Mirim, Vadão passou por Guarani, Araçatuba, XV de Piracicaba, Matonense, Athletico e o Corinthians. Em 2001, foi contratado pelo rival São Paulo para comandar um elenco repleto de jovens revelações. Apesar de conquistar o torneio Rio-São Paulo, o principal feito do treinador foi ter revelado Kaká, que na temporada seguinte, venceu a Copa do Mundo com a seleção brasileira.

PUBLICIDADE

“Isso (sorte de colocar Kaká em campo em uma final) é para quem não tem pecado (risos). Essa foi uma substituição muito bem sucedida. Porque o ‘Cacá’ virou o ‘Kaká’ naquela noite”, relembrou recentemente, sobre a entrada e os dois gols de Kaká na final contra Guarani. “Quando eu o lancei, ninguém acreditava. Ele não era nem titular dos juniores, foi treinar comigo por acaso. Tinham me falado que o clube tinha um atleta muito bom, mas que estava se recuperando de uma lesão nas costas. Foi aí que me despertou o Kaká. O que mais lembro de interessante foi quando falei que ia dar uma oportunidade a ele de jogar. Ele ficou branco. Ali eu lembro muito bem da expressão dele”.

PUBLICIDADE

Além da dupla de vencedores na Europa, Vadão ajudou a revelar Adriano Gabiru. Marcado por balançar as redes e garantir o título mundial do Internacional em 2006, contra o Barcelona, o meia trabalhou com o técnico no início de sua carreira pelo Athletico Paranaense. “O Gabiru, que tristeza, não? Chegou no auge e não soube lidar. Ele precisava de carinho, de abraço, de orientação. Muito jogador não sabe lidar com a fama, depois que para, sofre muito”, opinou recentemente.

Foi na equipe do Paraná que o técnico pôde ajudar na evolução de outro grande nome do futebol mundial: Fernandinho. Hoje ídolo do Manchester City, o volante brilhou no Athletico no início dos anos 2000 e passou pelas mãos de Vadão em duas oportunidades: em 2000 e 2003. Foi o treinador que lançou o jogador aos 16 anos de idade apenas para o futebol.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQWGtQMmZRTSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Corinthians, São Paulo, Bahia… veja os clubes que Vadão treinou em sua carreira

Morre Vadão, ex-treinador de Corinthians, São Paulo e seleção feminina, vítima de câncer

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial