Times e seleções históricas que sumiram do cenário mundial
Quem não se lembra do time do Parma com aquele uniforme amarelo e azul que conquistou milhares de torcedores pelo mundo
Quem não se lembra do time do Parma com aquele uniforme amarelo e azul que conquistou milhares de torcedores pelo mundo
O jornal espanhol AS, relembrou em uma publicação equipes históricas foram sumindo de acordo com o tempo. Entre elas, se encontra o Cosmos de Pelé, algumas seleções também foram lembradas, estas, porém foram extintas por razões sociais. Veja a lista.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes.
Cosmos de Nova Iorque
O Cosmos voltou aos jornais quando contratou Raul em 2015, mas já era um time de mídia entre os anos 70 e 80, quando contratou jogadores como Neeskens, Carlos Alberto, Pelé ou Beckenbauer. Em 1984 a NASL foi concluída e o clube durou apenas mais uma temporada. Em 2010, com o renascimento da NASL, a Cosmos retornou com uma reformulação.
Dnipro
O clube ucraniano brilhou na Liga Europa de 2015 chegando à final após eliminar equipes como Ajax e Napoli. Aquele time, com Kalinic e Konoplyanka como grandes estrelas, perdeu na final para o Sevilla. Em 2017 foi rebaixado para a Segunda por falta de pagamentos e em 2019 para o Tercera. Finalmente, em 2019 ele acabou desaparecendo. O Dnipro-1, fundado em 2017, tornou-se seu sucessor.
Recreação Huelva
Fundado em 1889, é o time mais velho do futebol espanhol. Em seus 130 anos de história, sua maior conquista foi o vice-campeonato da Copa do Rey de 2003. Nesta década teve muitos problemas econômicos, decretou falência em 2010 e entre 2015 e 2017 esteve muito próxima do desaparecimento. Eventualmente, ele foi capaz de pagar suas dívidas e agora ele está lutando para não descer para a Terceira.
MTK Budapeste
Primeiro time do húngaro a jogar a Liga dos Campeões, em 1955, teve tabém o primeiro jogador a marcar um hat-trick na principal competição europeia. Gusztáv Sebes, treinador nacional, adotou o 4-2-4 criado no MTK para seus Magic Magiars. Em 1964, foi vice-campeão da Copa dos Campeões, depois de perder para o Sporting de Portugal. Ele tem 23 ligas e 12 taças, mas nesta temporada ele jogou na Segunda.
Parma
Sem muitos títulos locais, o time ganhou duas Copas da UEFA no final do século e uma Copa dos Campeões com uma grande equipe: Cannavaro, Thuram, Buffon, Crespo, Verón… Em 2015, entrou com pedido de falência e, em 22 de junho, deixou de existir oficialmente. Foi refundado para jogar na Série D. Com três promoções consecutivas, em 2018 retornou à primeira divisão.
Seleção Iugoslávia
Duas vezes semifinalista de uma Copa do Mundo. Foram as guerras que condenaram a morte do país, sua seleção foi extinta. Se existisse hoje, teria jogadores como Oblak, Ilicic, Tadic…
Seleção de URSS
Participou de sete Copas do Mundo, ganhou a Euro 1960 e ganhou ouro em Melbourne 1956 e Seul 1988. A última partida que jogaram foi na Euro 1992 e foi para a Comunidade dos Estados Independentes. Separadamente, as seleções ex-soviéticas não alcançaram grandes resultados.
LEIA MAIS:
5 jogadores que se aposentaram recentemente e talvez você não saiba
Com Adriano e Robinho, jornal espanhol cita brasileiros que decepcionaram na Europa
Por onde andam os jogadores da Seleção Brasileira que caiu nas quartas da copa em 2006