PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Tianjin Tianhai, ex-time de Alexandre Pato, decreta falência na China

Tianjin Tianhai, ex-time de Alexandre Pato, decreta falência na China

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Alexandre Pato atuou por duas temporadas o Tianjin Tianhai

Um dos fundadores da Superliga da China, o Tianjin Tianhai teve um triste fim. Atolado em dívidas, o ex-clube de Alexandre Pato foi excluído da primeira divisão do país pela Associação Chinesa de Futebol. A CFA deu um prazo máximo até o final deste mês para os donos do clube, concluírem a venda a um grupo de investidores ou saldarem as dívidas, mas o plano não deu certo e a equipe não irá mais atuar profissionalmente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Em janeiro de 2019, o fundador do clube, Shu Yuhui, foi preso por atividades ilegais de marketing. De acordo com a imprensa chinesa, o dirigente também é acusado por crimes de fraude, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Ainda segundo a imprensa local, Yuhui sofre investigação por corrupção política que é punido com pena de morte.

Com dívida superior a US$ 1 milhão (R$ 5,7 milhões), o clube fez péssima campanha no último Campeonato Chinês. Com isso, o Tianjin Tianhai terminou na 14ª colocação e se livrou do rebaixamento na última rodada. A imprensa chinesa noticiou que atletas chegaram a abrir mão de 25% de seus vencimentos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Superliga da China estava programada para ser iniciada em fevereiro. Porém, a competição foi adiada por causa da disseminação do vírus no país. A princípio, Zhenhua Chi, presidente da Associação Chinesa de Futebol, trabalha com a possibilidade de iniciar a competição na primeira quinzena de junho.

Com a falência do Tianjin Tianhai, a CFA passou a vaga para o Shenzhen FC, rebaixado para a segunda divisão no ano passado, comandado pelo técnico italiano Roberto Donadoni, que fez sucesso com meia atuando por Milan e Atalanta nas décadas de 80 e 90.

Alexandre Pato foi o maior astro do Tianjin Tianhai

Alexandre Pato atuou por duas temporadas pelo Tianjin Tianhai. Nesse ínterim, ele disputou 58 partidas e marcou 14 gols. Apesar de não ter conquistado títulos, o atacante era tratado como um popstar no futebol chinês. O jogador morava em um condomínio de luxo pago, além, é claro de outros mimos proporcionados pelo clube.

PUBLICIDADE

Porém, Shu Yuhui não conseguiu bancar por muito tempo a ostentação Alexandre Pato que incluía carros importados e jato particular. Posteriormente, o clube entrou em colapso financeiro. Logo depois, o brasileiro rescindiu amigavelmente seu contrato para retornar ao São Paulo.

PUBLICIDADE

Além de Alexandre Pato, o Tianjin Tianhai teve outras estrelas do futebol como o meia belga Axel Witzel e o atacante francês Anthony Modeste, além do técnico italiano Fabio Cannavaro que comandou o clube em duas temporadas.

LEIA MAIS:

Better Collective