Alexandre Pato atuou por duas temporadas o Tianjin Tianhai
Um dos fundadores da Superliga da China, o Tianjin Tianhai teve um triste fim. Atolado em dívidas, o ex-clube de Alexandre Pato foi excluído da primeira divisão do país pela Associação Chinesa de Futebol. A CFA deu um prazo máximo até o final deste mês para os donos do clube, concluírem a venda a um grupo de investidores ou saldarem as dívidas, mas o plano não deu certo e a equipe não irá mais atuar profissionalmente.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Em janeiro de 2019, o fundador do clube, Shu Yuhui, foi preso por atividades ilegais de marketing. De acordo com a imprensa chinesa, o dirigente também é acusado por crimes de fraude, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Ainda segundo a imprensa local, Yuhui sofre investigação por corrupção política que é punido com pena de morte.
Com dívida superior a US$ 1 milhão (R$ 5,7 milhões), o clube fez péssima campanha no último Campeonato Chinês. Com isso, o Tianjin Tianhai terminou na 14ª colocação e se livrou do rebaixamento na última rodada. A imprensa chinesa noticiou que atletas chegaram a abrir mão de 25% de seus vencimentos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A Superliga da China estava programada para ser iniciada em fevereiro. Porém, a competição foi adiada por causa da disseminação do vírus no país. A princípio, Zhenhua Chi, presidente da Associação Chinesa de Futebol, trabalha com a possibilidade de iniciar a competição na primeira quinzena de junho.
Com a falência do Tianjin Tianhai, a CFA passou a vaga para o Shenzhen FC, rebaixado para a segunda divisão no ano passado, comandado pelo técnico italiano Roberto Donadoni, que fez sucesso com meia atuando por Milan e Atalanta nas décadas de 80 e 90.
Alexandre Pato foi o maior astro do Tianjin Tianhai
Alexandre Pato atuou por duas temporadas pelo Tianjin Tianhai. Nesse ínterim, ele disputou 58 partidas e marcou 14 gols. Apesar de não ter conquistado títulos, o atacante era tratado como um popstar no futebol chinês. O jogador morava em um condomínio de luxo pago, além, é claro de outros mimos proporcionados pelo clube.
Porém, Shu Yuhui não conseguiu bancar por muito tempo a ostentação Alexandre Pato que incluía carros importados e jato particular. Posteriormente, o clube entrou em colapso financeiro. Logo depois, o brasileiro rescindiu amigavelmente seu contrato para retornar ao São Paulo.
Além de Alexandre Pato, o Tianjin Tianhai teve outras estrelas do futebol como o meia belga Axel Witzel e o atacante francês Anthony Modeste, além do técnico italiano Fabio Cannavaro que comandou o clube em duas temporadas.