Thierry Henry: o maior artilheiro da seleção francesa de futebol
Conheça mais sobre a história de um dos maiores ídolos do futebol francês
A França é um celeiro de grandes craques. Nomes como Michel Platini, Didier Deschamps e Zinédine Zidane já vestiram a camisa azul em diferentes épocas. Mas nenhum deles detém o posto de artilheiro da seleção. O maior fazedor de gols da França possui outro nome: Thierry Henry.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Nascido em 17 de agosto de 1977, Henry iniciou a carreira profissional em 1995, no Monaco, mas já havia jogado em clubes menores de Essonne, região em que nasceu. Foi apadrinhado por Arsène Wenger, à época treinador da equipe francesa. Depois de boas temporadas, recebeu a primeira convocação para a seleção francesa sub-20, em 1997. Fez apenas 5 jogos e marcou 3 gols.
Chamou a atenção de Aimé Jacquet, treinador da seleção principal na época. Estreou em um jogo contra a África do Sul ainda em 1997. A capacidade de finalização chamou a atenção do treinador e Henry foi convocado para a Copa de 1998, realizada na França. Marcou apenas nos dois primeiros jogos da fase de grupos, contra África do Sul e duas vezes diante da Arábia Saudita. Mesmo assim, foi o artilheiro francês da competição, com 3 gols. Naquele ano, a França conquistou o primeiro título mundial.
Altos e baixos com a camisa da seleção
Henry também foi peça fundamental na conquista da Euro 2000, onde marcou novamente 3 gols e foi artilheiro da seleção. Mas na Copa de 2002, a França caiu na fase de grupos. Eles deixaram a competição com apenas 1 ponto conquistado e sem marcar gol. Em 2003, tanto a França como Henry se redimiram: a seleção conquistou a Copa das Confederações e Henry foi o artilheiro com 4 gols.
O craque ainda disputou mais duas Copas do Mundo pela seleção francesa. Em 2006, a França novamente chegou a final, mas caiu para a Itália nos pênaltis. Os torcedores brasileiros possuem uma péssima lembrança dessa Copa: foi Henry o autor do gol que eliminou o Brasil nas quartas de final. A seleção francesa teve bom desempenho, mas Henry marcou apenas dois gols.
Já em 2010, a França novamente caiu na fase de grupos e Henry passou em branco. Ele se aposentou da seleção francesa logo após a copa. Em treze anos de seleção, marcou 51 gols em 123 jogos. Além de ser o maior artilheiro, Henry é o segundo jogador com mais partidas pela seleção. Ele perde apenas para Thuram, zagueiro que possui 142 partidas pela França.
Henry jogou ainda por Juventus, Arsenal, Barcelona e New York Red Bulls. Na equipe inglesa, ele fez história, com 228 gols em 376 partidas. Atualmente, é treinador do Montreal Impact.
LEIA MAIS
10 jogadores eleitos os melhores em Copas do Mundo
Copa do Mundo teve mais de um artilheiro em três oportunidades; saiba quais