Seis clubes da Série A não entregam balanço financeiro e podem ser punidos, diz blog
Cenário na Série B ainda foi mais expressivo se comparado com a elite nacional
Os clubes brasileiros tiveram até a última quinta-feira (30) para publicarem as suas respectivas demonstrações financeiras referentes ao ano de 2019. Contudo, apesar da medida ser lei em dose dupla, – Lei Pelé e Profut – seis clubes da elite nacional acabaram não entregando a documentação. A informação foi revelada pelo blog do Rodrigo Capelo, do Globoesporte.com.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Diante disso, os dirigentes correm risco de serem penalizados individualmente, como veem seus respectivos clubes sujeitos a eventuais punições.
Curiosamente, na lista dos seis clubes da Série A que não apresentaram as demonstrações quatro deles acabaram sendo despromovidos da elite nacional na temporada passada: Avaí, Cruzeiro, CSA e Chapecoense. Além do quarteto rebaixado na Série A, Atlético-MG e Corinthians também descumpriram a medida.
PUNIÇÃO
A postura destes clubes da elite e da Série B pode culminar em sanções tendo como base a Lei Pelé, estabelecida em 1998, que obriga os clubes a publicarem os seus demonstrativos financeiros em sítio eletrônico próprio até 30 de abril do ano seguinte.
– Caso não entregue neste prazo, a legislação sujeita os dirigentes destes clubes à inelegibilidade, por cinco anos, para cargos ou funções eletivas ou de livre nomeação em qualquer entidade ou empresa direta ou indiretamente vinculada às competições profissionais da respectiva modalidade desportiva – explica Carlos Aragaki, coordenador da Câmara dos Contadores no Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).
Cenário pior na Série B
Na divisão de acesso, a situação é ainda mais alarmante do que na Série A. Entre os 20 clubes que disputaram o certame na temporada passada, 12 deles não publicaram os balanços financeiros, como determina a legislação. Campeão da competição, o Bragantino já concluiu o seu balanço e encaminhou à Federação Paulista de Futebol (FPF) e deve publicar o relatório brevemente em seu site.
Ainda não entregaram: Botafogo-SP, Bragantino, Brasil de Pelotas, Coritiba, CRB, Cuiabá, Figueirense, Londrina, Oeste, Operário-PR, São Bento e Vitória.