Em atuação memorável de Rogério Ceni, o São Paulo superou o Liverpool (ING) e conquistou o mundo pela terceira vez; saiba como assistir na TV e online
Devido à pandemia do coronavírus e de modo a conter a propagação ainda maior do contágio pela doença, o futebol no Brasil está paralisado há pouco mais de dois meses e ainda sem previsão de retorno. A orientação de profissionais de saúde é pelo isolamento social, ou seja, permanecer em casa o máximo de tempo possível. Sendo assim, emissoras de TV e sites têm exibido reprises de jogos históricos de clubes e seleções nacionais.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
A TV Globo já retransmitiu partidas importantes da seleção brasileira, como as conquistas do tetra e do pentacampeonato mundiais nas Copas de 1994 e 2002, respectivamente, além da final do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de 2007, quando o Brasil goleou os Estados Unidos pelo placar de 5 x 0.
Desde a semana passada, a emissora passou a reprisar jogos marcantes de clubes brasileiros e os torcedores do Tricolor paulista poderão relembrar neste domingo (24), a partir das 16h00, a decisão do Mundial de Clubes de 2005 entre São Paulo e Liverpool (ING), que será reexibida para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná (menos para a cidade de Curitiba) e toda a região Centro-Oeste. Na internet, o duelo será mostrado para todo o Brasil pelo site “GloboEsporte.com”.
O confronto histórico será retransmitido na íntegra com narração original de Galvão Bueno e comentários de Walter Casagrande Júnior e Paulo Roberto Falcão, além de Arnaldo Cezar Coelho falando sobre a arbitragem.
Mineiro marca, Rogério Ceni brilha e o São Paulo é tricampeão do mundo
O Tricolor chegou ao Mundial após ser campeão da Copa Libertadores da América superando nas finais o Athletico Paranaense pelo placar agregado de 5 x 1, enquanto o inglês Liverpool conquistou a Champions League em decisão dramática diante do Milan (ITA), quando empatou em 3 x 3 depois de estar perdendo por 3 x 0 e vencer na disputa de pênaltis.
Pelas semifinais do torneio organizado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) e realizado no Japão, o time do técnico Paulo Autuori passou pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, por 3 x 2, com gols de Amoroso (duas vezes) e do goleiro e capitão Rogério Ceni em cobrança de pênalti. Os Reds, comandados por Rafa Benítez, despacharam o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, com vitória fácil por 3 x 0.
Na grande final, disputada no estádio de Yokohama, o Liverpool defendia um total de 11 jogos ou mil minutos sem sofrer gols. Porém, a marca foi quebrada aos 26 minutos do primeiro tempo pelo volante Mineiro, que recebeu passe de trivela de Aloísio por cima da defesa antes de entrar na área e finalizar rasteiro na saída do goleiro espanhol Pepe Reina.
Na etapa final, o time britânico passou a pressionar bastante em busca do gol de empate, mas se deparou com a atuação brilhante de Rogério Ceni, como na sensacional defesa após cobrança de falta de Steven Gerrard aos seis minutos. O ídolo são-paulino foi considerado o “herói” do jogo e eleito o melhor jogador da competição.
O duelo ainda teve três gols do Liverpool anulados corretamente pelo árbitro mexicano Benito Archundia e terminou com vitória do São Paulo por 1 x 0, que selou a conquista do terceiro título mundial do clube paulista.
São Paulo 1 x 0 Liverpool (ING)
Final do Mundial de Clubes de 2005
Como assistir a reprise na TV: Rede Globo, para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná (menos para Curitiba) e região Centro-Oeste
Como assistir a reprise online: GloboEsporte.com, basta acessar o site e efetuar o login na conta cadastrada de usuário no portal “Globo.com”
Quando: domingo, 24 de maio, às 16h00
Narração: Galvão Bueno
Comentários: Walter Casagrande Júnior, Paulo Roberto Falcão e Arnaldo Cezar Coelho
São Paulo: Rogério Ceni, Fabão, Diego Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Amoroso e Aloísio (Grafite); treinador: Paulo Autuori
Liverpool (ING): Pepe Reina, Finnan, Carragher, Hyypia e Warnock (Riise); Sissoko (Pongolle), Steven Gerrard, Xabi Alonso e Luís Garcia; Kewell e Fernando Morientes (Crouch); treinador: Rafa Benítez
Data e local do jogo: dia 18 de dezembro de 2005, no estádio Internacional de Yokohama, no Japão
Público: 66.821 espectadores
Gol: Mineiro, aos 26 minutos do primeiro tempo
Cartão: Diego Lugano (amarelo)
Trio de arbitragem: Benito Armando Archundia, do México (árbitro), Arturo Velázquez, do México, e Héctor Vergara, do Canadá (assistentes)