Home Futebol Por que não teve Copa do Mundo em 1942 e 1946?

Por que não teve Copa do Mundo em 1942 e 1946?

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Mundial de seleções teve um único hiato em sua história

A Copa do Mundo é sem sombra de dúvidas o evento de maior importância no futebol. Criado oficialmente em 1930, a competição é marca o encontro de povos, culturas, e é dona de um vasto legado. Desde seu debute no Uruguai, o evento só deixou de ser realizado em duas oportunidades: 1942 e 1946.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O grande motivo para o fato inédito ter acontecido foi a Segunda Guerra Mundial, que perdurou de 1939 a 1945. Diante dessas circunstâncias, a Fifa optou por cancelar também a edição de 1946 do Mundial, mesmo com os conflitos já finalizados. A questão era que muitos países europeus estavam muito fragilizados, e o momento não era para se pensar no futebol. Prioridade esta que vimos recentemente ocorrer com os Jogos Olímpicos, que acabou sendo colocado em segundo plano em função da pandemia do coronavírus, sendo remarcado para o próximo ano.

POSSÍVEIS SEDES E FAVORITOS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As Copas de 1942 e 1946 não tinham sedes definidas pela Fifa. A primeira edição tinha Brasil e Alemanha como postulantes ao direito de sediar o Mundial. O país tupiniquim se valia do fato de ter sido a única seleção do continente americano a participar das edições anteriores do torneio no Velho Continente (1934 na Itália, e 1938 na França). Já os alemães estavam confiantes, e esperavam expandir ainda mais a sua economia com a chegada do evento. Naquelas edições do torneio, equipes como Itália, Hungria, Suécia, Uruguai, Argentina e Brasil figuravam como possíveis favoritos à conquista do caneco.

O RECOMEÇO

Após 12 anos de hiato, o Brasil foi responsável por ser palco da Copa do Mundo de 1950. A escolha havia sido anunciada quatro anos antes. Ou seja, em um curto intervalo, o país teve que se mobilizar na preparação estrutural. Uma das grandes dificuldades foi a construção do Maracanã, que naquela edição recebeu cinco partidas, inclusive a fatídica decisão contra o Uruguai. Além do gigante,  Pacaembu, Independência, Durival de Brito, Ilha do Retiro e o já desativado Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, receberam o Mundial.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Better Collective