Home Futebol Raiz: 5 jogadores que preferem chuteiras pretas ao invés das multicoloridas

Raiz: 5 jogadores que preferem chuteiras pretas ao invés das multicoloridas

Parabéns pela vitória @VascodaGama!! Pra quem não sabe, o Vasco foi o primeiro clube que joguei no Brasil. Nele iniciei minha jornada vitoriosa no Brasil, por isso tenho um respeito e carinho pelo clube e torcida. Saudades das chuteiras pretas ? pic.twitter.com/FEVrjnCXiT

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Jogadores usam e abusam das chuteiras coloridas, chegando a atuar com uma de cada cor, mas para esses atletas listados a preferência é outra

Encontrar um jogador utilizando uma chuteira preta nos dias atuais é praticamente impossível. Símbolo do esporte bretão no século passado, a tonalidade preta é cada vez mais raro diante de um verdadeiro “arco-íris” de opções para os pés dos atletas. O debute de chuteiras não pretas ocorreu em 1970, com o britânico Allan Ball, que utilizou a cor branca. Em solo nacional, o branco não teve muito apreço, mas depois do surgimento de calçados coloridos a partir da década de 90 o padrão preto ficou escasso ano pós-ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Mas ainda há jogadores que não aderiram totalmente a moda, e são fieis às tradicionais chuteiras pretas. Na maioria das vezes sofrem até brincadeiras dos companheiros, mas continuam utilizando o calçado símbolo do futebol raiz. Por ter sida utilizada muitos anos, a cor preta também caracteriza na visão de alguns atletas a seriedade. Listamos abaixo alguns jogadores que são adeptos do tradicional.

FERNANDO PRASS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com passagens por Vasco, Palmeiras, e atualmente defendendo as cores do Ceará, Fernando Prass sempre gostou mais de utilizar as chuteiras pretas.

“Sou o mais velho, aí eles tiram sarro dizendo que a chuteira é do meu tempo, de antigamente, vêm com essas conversinhas”, brinca Prass.

VALENCIA

PUBLICIDADE

O volante colombiano Edwin Valencia é outro que também curte o padrão raiz. Atualmente o jogador joga pelo Atlético Nacional, mas já teve uma passagem longeva no Fluminense.

PUBLICIDADE

“Para o meu jogo me sinto bem com a preta. Os caras brincam e dizem: ‘Está na época de Pelé’. Mas eu gosto”

CONCA

Aposentado recentemente, o ex-meia Dario Conta era um outro adepto fiel das chuteiras pretas. No Brasil ele atuou pelo Vasco, Fluminense e Flamengo.

WALLACE

Se o zagueiro simboliza uma posição raiz e de necessidade de imposição de respeito, o defensor Wallace reforça o status com uso de chuteiras pretas. Após passagens por Grêmio, Flamengo, Vitória e entre outras equipes, Wallace defende as cores do Göztepe, da Turquia.

FRED

PUBLICIDADE

Indo na contramão da maciça maioria dos jogadores, o atacante Fred é acostumado a utilizar chuteiras pretas. Mas em seu caso específico há um motivo. A exemplo do que fazia o baixinho Romário, o jogador pinta as suas chuteiras para não divulgar o material esportivo, uma vez que não encontrou um bom patrocínio individual. Apesar de várias propostas, ele não considerou por muito tempo nenhuma à sua altura, e por isso pinta o seu objetivo de trabalho de preto.

LEIA MAIS:

Better Collective