O histórico “DNA ofensivo” faz do Santos o time com o maior número de gols do futebol mundial
Clube com o maior número de gols na história do futebol mundial, o Santos é também o primeiro time a ultrapassar a marca de mil gols desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, além de ser a equipe que mais balançou as redes em uma única edição da competição nacional.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Sim, o “DNA ofensivo” confere ao time da Vila Belmiro sua vocação de “jogar para frente” desde que foi fundado, em abril de 1912. Na conquista de seu primeiro troféu, o Campeonato Santista de 1913, por exemplo, ainda na era amadora do esporte, o Santos assinalou 35 gols em seis vitórias nas seis partidas disputadas, o que lhe garantiu a média “absurda” de 5,8 tentos por exibição.
Pouco mais de uma década depois, já pelo Campeonato Paulista de 1924, o ataque santista formado por Omar, Camarão, Siriri, Araken e Evangelista era bastante temido pelos adversários por ser o mais goleador e, três anos depois, reforçado por Feitiço, o clube alvinegro atingiu a marca histórica de 100 gols no torneio estadual, se tornando o primeiro time na América do Sul a balançar as redes mais de 100 vezes em uma única competição.
Outro ingrediente presente no histórico “DNA ofensivo” santista é o fato de o clube ser um tradicional revelador de craques: Pagão, Coutinho, Pepe, Juary, João Paulo, Pita, Robinho, Diego, Neymar e Gabriel, entre tantos outros, além é claro, do maior de todos, Pelé, o Rei do Futebol.
Autor de 1.091 gols com a “lendária” camisa 10 do Peixe, Pelé assinalou cinco tentos na decisão do Mundial Interclubes de 1962 diante do Benfica (POR) e é o maior artilheiro da história do Paulistão com 466 gols, sendo 58 deles marcados somente no torneio de 1958, um recorde que muito provavelmente jamais será batido.
O Santos teve ainda o maior goleador em 28 edições do Campeonato Paulista, em 14 vezes no Campeonato Brasileiro, em quatro disputas da Copa Libertadores da América, cinco do Torneio Rio-São Paulo e três da Copa do Brasil.
Gols, muitos gols que se transformam em marcas históricas
— Santos Futebol Clube (de ?) (@SantosFC) November 24, 2019
Na conquista do Campeonato Brasileiro de 2004, o time de Léo, Robinho, Ricardinho e Elano disputou 46 jogos, sendo 27 vitórias, 11 derrotas e oito empates, e alcançou o melhor ataque e a maior média de gols em uma única edição da competição, com 103 gols marcados e média de 2,24 por partida.
No ano passado, o Santos de Jorge Sampaoli foi vice-campeão brasileiro e, no duelo contra o Cruzeiro, pela 34ª rodada na Vila Belmiro, o atacante venezuelano Yeferson Soteldo marcou o terceiro gol da goleada santista por 4 x 1 e, assim, registrou o milésimo gol do clube na era do Brasileirão por pontos corridos, um feito inédito entre as equipes do país.
O Alvinegro Praiano balançou as redes pela última vez em março deste ano, no clássico contra o São Paulo pela décima rodada do Campeonato Paulista, realizado no estádio do Morumbi, o último jogo disputado antes da paralisação do futebol por conta da pandemia do coronavírus. E o atacante Arthur Gomes foi o autor do gol de número 12.626 na história do clube mais artilheiro do futebol mundial.