Vôlei brasileiro só veio ter uma competição de nível nacional a partir dos anos 60
Principal competição do voleibol brasileiro, a Superliga tem uma história de tradição no calendário do esporte no país. Antes do seu surgimento, o calendário se baseava apenas em campeonatos estaduais. Dono de uma hegemonia expressiva na modalidade, o Minas Clube desde o surgimento do torneio já se mostrava forte, faturando a segunda edição da Taça Guarani de Clubes, nomenclatura do primeiro certame nacional de vôlei no país.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
A partir de 1976, a competição passou a receber o nome de Campeonato Brasileiro. E no intervalo de pouco mais de 10 anos dessa nomenclatura da competição, o Minas mais três títulos, e de forma consecutiva (1984, 1985 e 1986). Anos mais tarde, já com o certame sendo conhecido como Superliga, o time mineiro engatou mais um tri, se consolidando assim de vez no cenário nacional.
Além do Minas, que ostenta nove títulos nacional, o rival Sada Cruzeiro aparece como o segundo maior vencedor da história da Superliga, e isso se tornou realidade recentemente, após uma sequência histórica da equipe mineira, que faturou um penta consecutivo entre a temporada 2013/2014 e 2018/2019.
RANKING DOS MAIORES VENCEDORES DA COMPETIÇÃO:
Minas – 9 títulos
Sada Cruzeiro – 6 títulos
BVC Campinas – 5 títulos
ADC Pirelli – 4 títulos
Cimed EC – 4 títulos
Botafogo FR – 4 títulos
EC União Suzano – 3 títulos
Ulbra – 3 títulos
CA Paulistano – 3 títulos