Primeiro ‘Brasileirão’ envolveu equipes de estados e não clubes; confira
Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais foi primeiro grande torneio do futebol nacional
Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais foi primeiro grande torneio do futebol nacional
A ideia de ver seleções de estados se enfrentando sempre domina a cabeça dos fãs do futebol no Brasil. Mas não são muitos que conhecem que a ‘origem’ do Brasileirão foi de equipes representando estados se enfrentando para saber quem seria o melhor do país.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJuQ29IMU40WCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
Entre 1922 e 1987 , foi organizado o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, um torneio pouco conhecido do público atual, mas o primeiro a colocar em caráter frequente equipes do Brasil inteiro se enfrentando. No caso, equipes representadas por atletas que atuavam nos estados.
O torneio colocava frente a frente seleções estaduais que se dividiam em zonas que correspondiam às regiões do país. Os vencedores destas zonas se encaminhavam para as fases finais, da qual sairia o campeão brasileiro entre os estados numa decisão.
A primeira edição do torneio foi disputada em 1922 e vencida por São Paulo, que superou Bahia, Distrito Federal (hoje a cidade do Rio de Janeiro) e Rio Grande do Sul num quadrangular final. Entre os anos 20 e 50, o torneio foi disputado quase que anualmente, com anos (1934 e 1935), que este foi organizado por estados diferentes.
Nos anos 60, com o surgimento da Taça Brasil e dos campeonatos que hoje fazem parte da ‘genealogia’ do Brasileirão de clubes, o torneio de seleções foi perdendo importância. Depois da edição de 1962, apenas uma edição foi realizada, a de 1987, vencida pelo já unificado Rio de Janeiro, representado pelo Americano, de Campos;
Maior campeão
Na contagem geral, o Rio de Janeiro (incluindo as épocas do Distrito Federal, Guanabara e o estado unificado em 1975) é o maior campeão do Brasileiro de Seleções, com 15 conquistas. São Paulo vem logo atrás, com 13 títulos com sua seleção estadual.
Minas Gerais e Bahia, cada um com um título, completam a lista. Paulistas e cariocas dominaram a competição em quase sua totalidade, demonstrando a hegemonia dos dois estados no futebol do Brasil desde o começo do desenvolvimento do esporte.
Desfile de craques
O caráter nacional do torneio e a importância deste no cenário do futebol fizeram com que os estados colocassem sempre suas grandes estrelas para representar suas seleções. E, com isso, craques de alto nível defenderam suas seleções estaduais.
De Pelé a Garricnha, passando por Pepe, Gérson, Gilmar, Djalma Santos, Julinho Botelho, Baltazar, Zizinho, Tesourinha, entre outros, representaram os respectivos estados onde jogaram e mostraram seu grande futebol nestas competição.
LEIA MAIS
Pelé? Neymar? Saiba qual o jogador com mais partidas disputadas na história da Seleção Brasileira
Relembre o ‘shootout’, ideia da MLS para futebol não terminasse com empates