Rica história da Champions League pode ser completada com uma campanha de um time indiscutível que foi o Porto de 2004 com Deco e cia.
O futebol português nunca foi tão observado pelo mundo quanto após o título do Porto na Champions League de 2004. A campanha feita e o futebol apresentado encantou todos os países do mundo que enxergaram uma nova fonte ainda pouco conhecida no futebol.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Um dos principais pontos daquele Porto de 2004 foi o comando técnico. Até então, o ‘desconhecido’ treinador José Mourinho era o comandante da equipe que cresceu ao longo da competição e conseguiu ser campeã. Com o treinador, o time conseguiu ter uma base defensiva muito sólida e que sabia aproveitar cada oportunidade no ataque, algo que virou uma marca do treinador anos depois.
O time português que já era campeão português, da Taça de Portugal e da Liga Europa da temporada anterior entrou na Champions League com uma expectativa ainda maior. Sem tanto alarde para os adversários, o Porto começou tropeçando nas três primeiras partidas, mas cresceu e passou por todos os adversários até a grande decisão. A qualidade que pode passar despercebida por uns, mas que precisa ser comentada é a utilização de um excelente banco de reservas: Bosingwa, Ricardo Costa, Alenichev e Ricardo Costa que sustentaram nos principais momentos em que foram solicitados.
Desde a conquista do Porto em 2004, clubes europeus passaram a olhar o que era tão especial que havia no país para transformar um time desconhecido em campeão do continente. Portanto, o momento foi marcante para elites continentais como Inglaterra, Itália e Espanha buscassem enxergar o país como um adversário de peso e que tinha bons jogadores à disposição. Jogadores como Deco, Ricardo Carvalho e o próprio treinador Mourinho chegaram em equipes como o Chelsea através de todo o que havia sido apresentado durante alguns anos em Portugal e que só ganhou fama quando foi em um palco internacional como o da Arena Gelsenkirchen.
Relembre o time base do Porto de 2004
Porto: Vitor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche, Deco e Carlos Alberto; Derlei e Benny McCarthy; Técnico: José Mourinho
LEIA MAIS:
São Paulo recebeu equipe europeia em inauguração do Morumbi
Quatro grandes jogadores que foram revelados pelo Porto
Hulk, Jardel e mais: os melhores brasileiros que atuaram no Porto