Seleção de futebol da Argentina conquistou a segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008; destaques da conquista seguem em atividade
Com direito a vitória sobre o Brasil na semifinal, a equipe de futebol da Argentina conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, disputados em Pequim. Os hermanos repetiram o feito de 2004, quando também subiram no primeiro lugar do pódio, em Atenas. Mas por onde será que estão os integrantes do bicampeonato?
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Titulares
Sergio Romero: é goleiro do Manchester United desde 2015. Quando convocado para as Olimpíadas de 2008, Romero se destacava com a camisa do AZ Alkmaar.
Pablo Zabaleta: joga no West Ham desde a temporada 2017. Zabaleta atuou por nove temporadas no Manchester City. Antes, havia se destacado com as camisas de San Lorenzo e Espanyol.
Ezequiel Garay: joga no Valencia, da Espanha, desde 2016. Em março, o zagueiro foi um dos atletas do elenco diagnosticados com o coronavírus, mas já não está mais em isolamento social.
Nicolás Pareja: está sem clube após encerrar o vínculo com o Atlas-MEX. Logo após as Olimpíadas de 2008, Pareja deixou o Anderlecht para jogar no Espanyol. Também tem passagens por Spartak Moscou, Argentinos Juniors e Sevilla.
Fabián Monzón: é jogador do Atlético Tucumán-ARG. Quando convocado para as Olimpíadas, Monzón atuava no Boca Juniors, clube que o revelou para o futebol. Teve rápida passagem pelo Fluminense em 2013.
Fernando Gago: está na segunda passagem pelo Vélez Sarsfield. Revelado pelo Boca Juniors, Gago atuou por cinco temporadas no Real Madrid. Em solo europeu, também defendeu Roma e Valencia.
Javier Mascherano: atua no Estudiantes de La Plata. Em 2008, Mascherano era um dos destaques do Liverpool. Dois anos depois, seguiu para o Barcelona, onde permaneceu por oito temporadas. Fez parte do Corinthians campeão brasileiro de 2005.
Ángel Di María: joga no Paris Saint-Germain desde 2015. O ouro olímpico e as boas atuações pelo Benfica chamaram atenção do Real Madrid, que contratou Di Maria para a temporada 2010-11. Antes de chegar ao time francês, teve rápida passagem pelo Manchester United.
Juan Román Riquelme: é vice-presidente do Boca Juniors, clube onde conquistou por três vezes a Libertadores da América. Riquelme se aposentou dos gramados em 2014, após atuar pelo Argentinos Juniors.
Lionel Messi: segue como principal nome do Barcelona. Na última temporada, foi eleito pela sexta vez o melhor jogador de futebol do mundo. Apesar do título olímpico em 2008, Messi segue sem conquistas com o time principal da Argentina.
Sergio Agüero: é um dos principais jogadores do Manchester City desde a temporada 2011. Quando convocado em 2008, Agüero chamava atenção atuando pelo Atlético de Madrid.
Reservas
Federico Fazio: joga pela Roma desde 2016. Passou sete temporadas com a camisa do Sevilla, clube que defendia quando convocado para os Jogos Olímpicos de 2008. Também tem passagem pelo Tottenham.
José Ernesto Sosa: é jogador do Trabzonspor, da Turquia. Revelado pelo Estudiantes, Sosa coleciona passagens por times importantes da Europa, como Bayern de Munique, Milan, Atlético de Madrid e Napoli.
Ever Banega: está na segunda passagem pelo Sevilla. Quando convocado em 2008, Banega defendia as cores do Valencia. Já passou também por Atlético de Madrid, Boca Juniors, Newell’s Old Boys e Inter de Milão.
Ezequiel Lavezzi: pendurou as chuteiras no final de 2019. Lavezzi passou os três últimos anos de carreira no futebol chinês, atuando pelo Hebei Fortune. Em 2008, era um dos destaques do Napoli, e depois viria a se tornar jogador do Paris Saint-Germain.
Lautaro Acosta: defende as cores do Lanús desde 2013. É a segunda passagem de Acosta pelo clube argentino, que o revelou para o futebol em 2006.
Diego Buonanotte: joga pelo Universidad Católica-CHI desde a temporada 2016. Em 2008, Buonanotte era jogador do River Plate, clube que o revelou dois anos antes.
Nicolás Navarro: é jogador do San Lorenzo desde 2016. Foi emprestado para o Querétaro-MEX em 2019. Tem passagens por River Plate, Napoli e Argentinos Juniors.
Técnico – Sergio Batista: teve passagens como treinador pelo futebol chinês, Qatar SC e seleção do Bahrein. Comandou a seleção principal da Argentina entre 2010 e 2011.
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
Por onde andam os campeões da Premier League de 2005 com o Chelsea?
Por onde andam os campeões da Copa das Confederações de 2009 com o Brasil?