Saber quem é o maior vencedor do clássico Palmeiras x Corinthians rende bastante polêmica; entenda a história do Dérbi
Desde 1917, Palmeiras x Corinthians tem sido a grande rivalidade a movimentar o futebol paulista. Em que pese momentos de baixa de ambos, os dois times nunca deixaram o Dérbi perder seu lustre diante do mundo do futebol.
Mas quem é o maior vencedor do clássico? Na verdade, a ‘liderança’ entre os dois maiores rivais é motivo de larga discussão entre corintianos e palmeirenses. Tudo por causa de divergências nos números.
Dérbi gera controvérsia
Dependendo de quem fala, os números de Palmeiras x Corinthians podem ser extremamente diferentes um do outro. Os corintianos se calcam no número considerado ‘oficial’, que coloca 127 vitórias para cada um dos clubes e 108 empates no retrospecto do Dérbi.
Mas o Palmeiras usa números diferentes, que dariam uma vantagem para o Alviverde. Na conta palmeirense, seriam 131 vitórias verdes, 129 corintianas e 112 empates. Para tal estatística (explicada no Uol Esporte), o clube do Palestra Itália conta jogos do Torneio Início (entre 1919 e 1969) e da Taça Henrique Mundel (1938). Estes jogos não tinham a duração oficial de uma partida de futebol (20 minutos) e não entram na conta corintiana.
2020 poderia ‘desempatar’ retrospecto
A pandemia do coronavírus impediu que a discussão sobre o retrospecto de Palmeiras x Corinthians no Dérbi fosse estendida. Os dois times ainda se encontrariam na primeira fase do Paulistão, em jogo cujo vencedor poderia proclamar ser o ‘rei do Dérbi (nas contas corintianas) ou aumentar/diminuir vantagem (nas contas palmeirenses). Ou levar a discussão para o Campeonato Brasileiro.