Palmeiras é o único time brasileiro a ter representado a seleção brasileira; relembre
Verdão fez história ao “vingar” o Maracanazo contra os uruguaios em jogo histórico disputado 1965
Verdão fez história ao “vingar” o Maracanazo contra os uruguaios em jogo histórico disputado 1965
Centenário, o Palmeiras é dono de uma história vasta e de enorme contribuição para a consolidação do futebol brasileiro. Além dos inúmeros título da sua seleta galeria, o alviverde conseguiu realizar um feito inédito até os dias atuais: representar a Seleção Brasileira em uma partida. No dia 7 de setembro de 1965, o time paulista foi responsável por defender as cores do escrete canarinho em um amistoso que marcou a inauguração do estádio Mineirão.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Para o duelo em questão, o Palmeiras foi convocado de ponta a ponta para representar as cores brasileiras. E a escalação alviverde/amarelinha tinha grandes nomes como Ademir da Guia, Dudu, Djalma entre outros, pilares daquela primeira Academia, vitoriosa por anos.
A iniciativa foi efetivada pela CBD (antecessora da CBF), que classificou o Palmeiras como o melhor time da época e o mais preparado para enfrentar os uruguaios. E todas as fichas depositadas no time palestrino foram correspondidas. Dentro de campo, em um Mineirão abarrotado logo em seu debute para o futebol. Com gols de Rinaldo, Germano e Tupãzinho, o Palmeiras/Seleção não tomou conhecimento da Celeste Olímpica: 3 a 0 no marcador.
Em entrevista ao site oficial do Palmeiras, o ex-goleiro Valdir de Moraes relembrou a emblemática partida contra os uruguaios, afirmando que o feito nunca mais se repetirá.
“Foi algo mágico, imensurável na época e nos dias atuais. Foi o dia em que um clube de futebol representou toda uma nação. Não sei se vai existir uma homenagem desse tipo algum dia. É algo que até hoje sou lembrado. E que o Palmeiras vai carregar para o resto de sua vida”, disse o ex-goleiro, que acabou falecendo no início deste ano.
Ficha Técnica
BRASIL (PALMEIRAS) 3 x 0 URUGUAI
Brasil [Palmeiras]: Valdir de Moraes (Picasso); Djalma Santos, Djalma Dias e Ferrari; Dudu (Zequinha) e Valdemar (Procópio); Julinho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar Pantera), Ademir da Guia e Rinaldo (Dario).
Uruguai: Taibo (Fogni); Cincunegui (Brito), Manicera e Caetano; Nuñes (Lorda) e Varela; Franco, Silva (Vingile), Salva, Dorksas e Espárrago (Morales).
Árbitro: Eunápio de Queiroz
Data: 07/09/1965