De Copa do Mundo à Libertadores: 5 fatos que fazem o Pacaembu um estádio histórico
Estádio é conhecido como o principal da capital paulista e tem episódios marcantes no futebol
Estádio é conhecido como o principal da capital paulista e tem episódios marcantes no futebol
O Pacaembu foi inaugurado na década de 1940 na praça Charles Miller, em São Paulo, inicialmente com capacidade para 70 mil pessoas. Já presenciou o Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e diversas finais. Mas além do futebol, o local abriga um complexo desportivo, e no interior também o Museu do Futebol.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Não é de hoje que o estádio ganha um charme bastante especial. Ele é conhecido por receber eventos muito importantes, como a Copa do Mundo, decisão de Copa Libertadores da América, entre outros. Por isso, decidimos relembrar fatos históricos do local.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJIejNSRlp4dSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Confira 5 fatos históricos do Pacaembu
1 – Copa do Mundo 1950
O Pacaembu foi palco de seis jogos daquela copa do mundo, são eles:
- Brasil 2 X 2 Suíça
- Suécia 3 X 2 Itália
- Itália 2 X 0 Paraguai
- Uruguai 2 X 2 Espanha
- Uruguai 2 X 2 Suécia
- Suécia 3 X 1 Espanha
Esta foi a primeira e única vez que o estádio fez parte da Copa do Mundo.
2 – Jogos Pan-Americano 1963
Além de atletismo e os eventos de abertura e encerramento, o estádio foi palco da final simbólica entre Brasil e Argentina. Naquele tempo, o torneio era disputado por pontos corridos. Este foi o primeiro evento em que o campo acabou escolhido como palco principal.
Siga o torcedores no Facebook para acompanha as melhores noticias sobre Games e outros esportes
3 – Campeonato Brasileiro 1994: Palmeiras X Corinthians
A decisão em dois jogos foi decida no Pacaembu. O Palmeiras, turbinado pela Parmalat, tinha um elenco robusto. Nomes como Veloso, Roberto Carlos, Flávio Conceição, Mazinho, Edmundo e Rivaldo faziam parte. Ao outro lado, o Corinthians de Ronaldo, Marcelinho Carioca e Viola.
O fato é que o alviverde foi melhor ao longo do confronto. Venceu o primeiro jogo por 3 a 1, e depois se segurou no segundo ao empatar em 1 a 1. A partida foi bastante tensa, com direito à três expulsões – Branco e Luisinho, pelo alvinegro, e Zinho, para o time palmeirense.
4 – Copa São Paulo de Futebol Júnior
Disputada desde 1969, teve outros lugares como palco da final além do Pacaembu, como o Canindé ou Nicolau Alayon. Este campeonato foi onde diversos craques como Denner, Rogério Ceni e Vinicius Júnior se destacaram e se projetaram em cenário nacional. Desde 2009 a final sempre vem sendo disputada no Pacaembu.
5 – Libertadores da América 2011: Santos 2 X 1 Peñarol
Um título continental sempre credencia um estádio como memorável. A Libertadores é um título que por algumas vezes foi decidido e vencido no vizinho Morumbi. Entretanto, desta vez, o Pacaembu foi palco do triunfo santista por 2 a 1 sobre o Peñarol, gols de Neymar e Danilo.
Bônus
Brasil 1 X 0 Romênia – Despedida de Ronaldo
Assim como Pelé e Garrincha tiveram o Maracanã, o Fenômeno teve o Pacaembu como palco de sua despedida. Já fora de forma e apenas 15 minutos em campo, o atacante criou oportunidades, porém não conseguiu marcar. Fred foi o responsável por balançar as redes.
LEIA MAIS
LIBERTADORES, BRASILEIRO E MAIS: OS TÍTULOS DECIDIDOS NO PACAEMBU
HÁ 13 ANOS, ROMÁRIO MARCAVA O MILÉSIMO GOL E ATINGIA MARCA DE PELÉ