De Once Caldas à Grécia na Euro: as zebras do futebol em 2004
Lista traz clubes e uma seleção que protagonizaram verdadeiras surpresas em 2004
O futebol já vivenciou várias zebras ao longo da história, mas nenhum ano marcou tanto quanto 2004. Copa do Brasil, Libertadores e Liga dos Campeões são apenas alguns dos campeonatos que foram vencidos por equipes de menor tradição no esporte. Confira.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
São Caetano x Paulista
Primeiramente, duas equipes brasileiras. São Caetano, comandado por Muricy Ramalho e o Paulista, treinado por Zetti. O Azulão derrotou o São Paulo em pleno Morumbi nas quartas e o Santos na semi, com direito a um 4 a 0 no jogo de volta. Já o time de Jundiaí passou por Ponte Preta e Palmeiras. Na final, deu São Caetano, que contava com jogadores como Mineiro, Euller e Marcelo Mattos.
Santo André
Outra equipe paulista, mas que se sagrou campeão da Copa do Brasil. O principal título do time veio em uma final contra o Flamengo, mas o Santo André já havia derrotado Atlético MG e Palmeiras em fases anteriores. No jogo de ida da final, os comandados de Péricles Chamusca empataram em casa por 2 a 2. Mas a surpresa ficou no jogo de volta: o Santo André, que disputava a Série B, calou mais de 70 mil torcedores no Maracanã ao vencer o Flamengo por 2 a 0. Élvis e Sandro Gaúcho foram os heróis daquela noite.
Once Caldas
A equipe colombiana é mais uma das zebras de 2004. O único título de Libertadores saiu após os colombianos derrotarem Santos e São Paulo na fase mata-mata e enfrentarem ninguém menos que o Boca Juniors na final. Os argentinos eram os atuais campeões da competição. Mas isso não intimidou o Once Caldas. Após dois empates nos jogos finais, a disputa pelo título foi para os pênaltis e os argentinos não converteram uma única cobrança. O Once Caldas venceu por 2 a 0.
Porto x Monaco
Os portugueses comandados por José Mourinho enfrentaram os monegascos de Didier Deschamps. Duas equipes que conquistaram resultados surpreendentes. O Porto contava com os brasileiros Carlos Alberto e Derlei, além de Deco, naturalizado português. Já o Monaco tinha o artilheiro espanhol Morientes, além do meia Giuly. Chegaram à final com status de zebra após passarem por equipes tradicionais, como Manchester United e Real Madrid. Mas na final não teve jeito: o Porto aplicou um sonoro 3 a 0, com direito a gols de Carlos Alberto e Deco. Mourinho conquistava a primeira Liga dos Campeões e começava a fazer história no futebol.
Valência
Comandados por Rafa Benítez, o Valência conquistou dois importantes títulos daquele ano: o Campeonato Espanhol e a Copa da UEFA. Com tradicionais jogadores, incluindo o brasileiro Ricardo Oliveira, superaram os grandes Barcelona e Real Madrid no campeonato espanhol, além do Olympique de Marselha pela competição europeia.
Grécia
A seleção grega de 2004 entrou para a história do futebol ao conquistar o seu único título: a Eurocopa daquele ano. Primeiramente, tiveram uma chave que contava com Espanha e Portugal, donos da casa. Mas com uma vitória contra os portugueses e um empate diante dos espanhois, a Grécia conseguiu passar de fase nos critérios de desempate. Os gregos derrotaram a França nas quartas e a República Tcheca nas semi. Na final, um novo confronto contra Portugal e mais uma vitória para sacramentar o título dos gregos.
Outras zebras que valem a pena ser citadas: Werder Bremen campeão alemão e o Middlesbrough, que venceu a Copa da Liga Inglesa.
LEIA MAIS
De Mazzola a Casemiro: 10 brasileiros que marcaram em finais de Champions League
6 jogadores que brilharam em grandes competições, mas não foram para gigantes do futebol brasileiro