O atacante do PSG e da Seleção Brasileira se despediu do Peixe em meio de 2013
Criado nas categorias de base do Santos, Neymar ganhou uma ascensão meteórica; tanto que, atualmente, é o melhor jogador brasileiro em atividade.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiIzWUpuYVJoRSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O atacante era a maior promessa dos juniores e, a princípio, todos dentro do clube o colocavam como futuro astro do futebol. Neymar subiu ao elenco profissional e fez sua estreia no dia 7 de março de 2009, com 17 anos. Desde então, como o esperado, o atacante teve uma ascensão meteórica.
Em síntese, em 2010, fez parte do ‘Quarteto Santástico’ com Robinho, Ganso e André. Naquela temporada o Santos foi o time do momento, conquistando o Paulistão, a Copa do Brasil e a admiração de todas as torcidas do país. O Brasil parava para ver as dancinhas e o futebol alegre jogado pelos Meninos da Vila.
Em 2011, sem Robinho e comandados por Neymar; que nesta altura já era o melhor atacante brasileiro em atividade; o Santos conquistou a tão sonhada Copa Libertadores, além de “fazer o básico” e levar o Campeonato Estadual.
Em 2012, mais uma vez o Time da Vila conquistará dois títulos: Campeonato Paulista (3º seguido) e a Recopa Sulamericana.
Em 2013, seu último ano na Vila Belmiro, Neymar saía de Santos para o mundo. Aos 21 anos, o atacante se acertava com o Barcelona, uma vez que, ganhou tudo no Brasil: Campeonatos Estaduais, Campeonato Nacional, Campeonatos Continental; além de diversas artilharias, prêmios individuais (sendo os mais reconhecidos: a eleição para o top 10 Melhor Jogador do Mundo (fato praticamente impossível para um atleta atuando no futebol brasileiro) e o Prêmio Puskás (Gol Mais Bonito Do Ano – 2011)).
Último jogo de Neymar pelo Santos
Em conclusão, seu último jogo foi na estreia do Brasileirão 2013, no dia 25 de maio, em pleno Maracanã, contra o Flamengo em um empate de 0 a 0. Ainda mais, a partida marcou também a estreia do atacante do Santos e Flamengo, Gabigol.
A #QuarentenaSantista desta noite relembra a despedida de @NeymarJr ao lado de seus amigos e irmãos de Santos Futebol Clube! ❤ pic.twitter.com/kSrhKxSgzg
— Santos FC (@SantosFC) May 27, 2020
Ao todo, o atacante atuou com o manto sagrado santista 225 vezes, balançando as redes em 136 oportunidades.
No entanto, o Menino da Vila deixou uma promessa para todos os torcedores santistas antes que, de fato, saísse do Santos: “Eu vou, mas… eu volto!”
LEIA MAIS
Relembre como Robinho ficou eternizado pelas pedaladas em 2002
Relembre como foi a discussão entre Dorival Júnior e Neymar em 2010