Lincoln tem contrato com o rubro-negro até dezembro de 2023
Um dos clubes mais populares da Rússia e dono de uma das melhores estruturas do Leste Europeu. Este é o Lokomotiv, clube que deseja tirar o atacante Lincoln por um camião de dinheiro do Flamengo. A princípio, o Garoto do Ninho é o maior desejo da equipe russa na próxima janela de transferências. A informação foi primeiramente divulgada pelo site “Globoesporte.com”.
O Torcedores.com apurou que até a manhã desta terça-feira nem Lincoln nem Flamengo tinham recebido proposta oficial. Por outro lado, recebeu a informação de dirigentes rubro-negros que o tema estava sendo empresário Victory Remiro, sócio da TFM Sports, responsável pela carreira do atacante. Em contato com a reportagem, ele não quis falar sobre a negociação.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
O clube, antes de mais nada, iniciou as tratativas pela venda de Lincoln em viagem no ano passado do vice-presidente de futebol Marcos Braz para a Europa. Nesse ínterim, clubes como Benfica, Internazionale e Real Madrid também mostravam interesse. Por outro lado, o Lokomotiv conseguiu avançar na negociação nos últimos dias
Segundo apuração da reportagem, o clube russo propôs um modelo de acordo mais vantajoso para o Flamengo, com o pagamento de maior parte da transferência à vista e ainda a possibilidade de bônus por produtividade ao longo da temporada. A diretoria rubro-negra tem a meta de arrecadar com esta negociação cerca de R$ 45 milhões.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
O valor estipulado pelo clube é uma forma de equilibrar as finanças após a diretoria anunciar um acordo com o elenco para redução de 25% dos salários em maio e junho. A decisão é uma medida emergencial devido a pandemia do novo coronavírus, que interrompeu a arrecadação do clube nesta temporada por causa da paralisação do futebol.
O Flamengo é dono de 100% dos direitos econômicos de Lincoln. Aos 19 anos, o atacante tem contrato até dezembro de 2023. A multa rescisória estipulada é de 50 milhões de euros (R$ 304,5 milhões). A cria rubro-negra tem 51 jogos entre os profissionais e seis gols marcados. Foi promovido aos profissionais pelo técnico Reinaldo Rueda em 2017.
Lokomotiv tem boa relação com brasileiros
O diretor geral do Lokomotiv, Vasily Aleksandrovich Kiknadze, é fã confesso do futebol praticado no Brasil. Por isso, o dirigente faz questão de manter uma relação próxima com empresários brasileiros. O dirigente é conhecido pelos muitos presentes que costumar dar aos jogadores em vitórias sobre o Spartak e Torpedo, que são os maiores rivais do clube.
O meia português João Mário é o jogador do clube mais conhecido no exterior. Por outro lado, o goleiro Guilherme Marinato, de 34 anos, é o maior ídolo da torcida do Lokomotiv. O brasileiro naturalizado russo, nasceu em Cataguases (MG) e foi revelado pelo Athletico Paranaense. No futebol russo desde 2007, ele tem 313 partidas pelo clube russo.
Siga o Torcedores também no Instagram
Pelo Lokomotiv, ele venceu a Supercopa da Rússia (2019), o Campeonato Russo (2017/2018) e a Copa da Rússia (2014/2015, 2016/2017 e 2018/2019). O nível de idolatria é tão grande que Guilherme foi pré-convocado pelo técnico Stanislav Cherchesov para defender a Rússia na última Copa do Mundo. Porém, o goleiro foi preterido pelo treinador.
Caso seja contratado, Lincoln pode ser o terceiro brasileiro do Lokomotiv. Além de Guilherme, o técnico Yuriy Semin conta com Murilo Cerqueira no elenco. O zagueiro, que foi revelado pelo Cruzeiro, acumula passagens pelas seleções de base do Brasil. O jogador, inclusive, está na sua primeira temporada no futebol russo.
A partir dos anos 2000, o clube se tornou um polo de jogadores brasileiros. O zagueiro Rodolfo, ex-Fluminense, os meias Wagner ex-Cruzeiro e Lima ex-São Paulo fizeram sucesso por lá. O Lokomotiv, inclusive, também investiu nos últimos anos em estrelas sul-americanas como o equatoriano Felipe Caicedo e o peruano Jefferson Farfán.
Mas, caso tudo dê certo, é possível que os primeiros jogos de Lincoln demorem um pouco para acontecerem. A atual temporada foi interrompida por cauda da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a União de Futebol da Rússia, não há previsão do campeonato ser reiniciado. O time está na 2ª colocação com 41 pontos com nove a menos que o líder Zenit.