Home Futebol Jogo de maior público do Pacaembu marcou estreia de craque com a camisa do São Paulo; relembre

Jogo de maior público do Pacaembu marcou estreia de craque com a camisa do São Paulo; relembre

Estádio municipal já foi casa de todos os grandes paulistas e já recebeu Fla-Flu

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Estádio municipal já foi casa de todos os grandes paulistas e já recebeu Fla-Flu

Importante palco do futebol brasileiro, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu já protagonizou grandes confrontos do cenário nacional e sul-americano além de jogos da Seleção Brasileira. Recém completado 80 anos, o estádio já teve um público superior à sua capacidade anterior que era de 70 mil espectadores, e o duelo de maior público no local ficou eternizado por estes e outros fatores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Dois anos após a sua inauguração oficial, o Pacaembu recebeu um duelo eletrizante entre Corinthians e São Paulo. O embate em questão marcou a estreia do craque Leônidas da Silva com a camisa do Tricolor, e naquela oportunidade 70.281 torcedores estiveram presentes. E o jogo correspondeu às expectativas com uma “chuva de gols” e um empate de 3 a 3.

Principal atração no gramado, Leônidas brilhou fazendo valer logo de início o investimento surreal que o Tricolor realizou para viabilizar a sua contratação, recorde para época.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jeronimo abriu contagem para o Corinthians com 10 minutos de jogo. Após assistência de Leônidas, Lola deixou tudo igual na ida para o intervalo. O segundo tempo voltou ainda mais frenético. Com três minutos de jogo, Servílio recolocou o Timão na dianteira. Mas o Tricolor não desistiu e buscou a improvável virada com tentos de Luisinho e Teixeirinha.

Quando a fatura parecia estar definida, Servílio empatou o embate novamente e fechou o marcador. Emblemático, o embate teve forte repercussão nos dias seguintes. O jornal Gazeta Esportiva classificou o clássico como “Choque Majestoso” dando origem à alcunha que conhecemos hoje que designa o confronto entre Corinthians e São Paulo.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 3 x 3 SÃO PAULO

CAMPEONATO PAULISTA DE 1942 – 1º TURNO

PUBLICIDADE

LOCAL: Estádio do Pacaembu, em São Paulo;
DATA: 24 de maio de 1942;
ÁRBITRO: Jorge Gomes de Lima “Joreca”;
PÚBLICO: 70.281 pagantes.
GOLS: Jerônimo e Servílio (2) (Corinthians); Lola, Luizinho e Teixeirinha (São Paulo).

PUBLICIDADE

CORINTHIANS: Joel; Agostinho e Chico Preto; Jango, Brandão e Dino; Jerônimo, Milani, Servílio, Eduardinho e Hércules.
TÉCNICO: Rato.

SÃO PAULO: Doutor; Fiorotti e Virgílio; Waldemar Zaclis, Lola e Silva; Luizinho, Waldemar de Brito, Leônidas, Teixeirinha e Pardal. Capitão: Fiorotti.
TÉCNICO: Conrado Ross

LEIA MAIS:

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial