Home Futebol Inauguração da Arena do Grêmio foi marcada por reedição da final do Mundial de 83

Inauguração da Arena do Grêmio foi marcada por reedição da final do Mundial de 83

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Partida que marcou a abertura da nova casa do Tricolor foi repleta de atrações

Após faturar inúmeras conquistas no lendário Estádio Olímpico, o Grêmio mudou de casa no ano de 2012. Com design moderno e dando todo o conforto para os torcedores, a Arena do Grêmio se tornou a casa da equipe gaúcha. E para marcar a estreia do novo estádio, a diretoria gremista resolveu escolher o Hamburgo, adversário na épica conquista do clube no Mundial de 1983. Curiosamente, passados quase 30 anos, o cenário foi o mesmo: vitória do time brasileiro pelo placar de 2 a 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Naquela edição da finalíssima, Renato Gaúcho estava em campo, e foi um dos grandes nomes do emblemático título Tricolor, marcando os dois tentos da equipe brasileira, o último deles já na disputa da prorrogação. Ano mais tarde, o treinador ele se notabilizaria com conquistas expressivas no clube também como treinador. O comandante do Tricolor neste jogo inaugural, no entanto, ainda era Vanderlei Luxemburgo.

A ESTREIA NA ARENA
Após homenagens, show e atrações, a bola rolou na Arena pela primeira vez. E não demorou muito tempo para os donos da casa fazerem a festa da torcida. Aos nove minutos, André Lima aproveitou cobrança de escanteio e subiu mais do que a zaga alemã, abrindo o marcador.
Na volta do intervalo, o Hamburgo voltou mais acesso para o duelo e chegou ao tento de empate com Westerman, em um chute de fora da área, desviado pela defensiva do Tricolor. Quando o placar parecia se encaminhar para uma igualdade, brilhou Marcelo Moreno. Em uma investida dos donos da casa, a bola foi invertida da direita para esquerda, e lá estava Moreno para finalizar mesmo sem muito ângulo, decretando a vitória do Imortal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 x 1 HAMBURGO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 8 de dezembro de 2012, sábado
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Assistentes: Milsíades Saldivar e César Franco (ambos do Paraguai)
Cartões amarelos: Saimon e Leandro (Grêmio); Aislan, Ilicevic e Tesche (Hamburgo)
Gols: GRÊMIO: André Lima, (9 min 1º tempo) e Marcelo Moreno (42 min 2º tempo) HAMBURGO: Westermann (25 min do 2º tempo)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley (Saimon), Naldo e Anderson Pico (Tony); Fernando (Marco Antonio), Souza (Léo Gago), Zé Roberto (Marquinhos) e Elano (Marco Antonio); Leandro (Rondinelly) e André Lima (Marcelo Moreno)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
HAMBURGO: Drobny; Bruma, Scharner Paul (Westermann), Rajkovic (Diek Meier) e Aogo; Sala, Rincon, Tesche (Aislan) e Ilicevic; Berg e Rudnevs (Son)
Técnico: Thorsten Fink

LEIA MAIS:

Better Collective