PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Outros Esportes Técnico espanhol lança terceiro livro em meio à quarentena e espera reflexão: “Me faz sentir bem”

Técnico espanhol lança terceiro livro em meio à quarentena e espera reflexão: “Me faz sentir bem”

Raffa Carolina
Colaboradora do Torcedores.com.

Joan Plaza usa o tempo livro em Barcelona para se dedicar à atividade fora das quadras

O treinador de basquete Joan Plaza está aproveitando o confinamento na cidade de Alella, em Barcelona, para colocar em prática o lado autor. Ele escreveu seu terceiro livro: “Curiosidade Insatisfeita”. Em entrevista ao EFE, ele explicou que pretende causar uma reflexão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Sei que os meus livros chegam à poucas pessoas, mas, quem ler, espero que consiga fazer alguma reflexão, isso já me faz sentir bem”, afirmou o técnico. A previsão é terminar a obra até o meio do ano, pois assim não vai precisar interromper a carreira no esporte.

Joan Plaza explicou que a reação das pessoas durante a pandemia provocou uma curiosidade. Assim, decidiu colocá-la no livro e, por isso, o processo de escrita está na metade. Entretanto, o comandante afirma que só vai continuar escrevendo obras “se desejar”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Só vou seguir (escrevendo) se tiver desejo. Não vai ser porque já escrevi três. Me sinto feliz escrevendo curtas ou prólogos para os livros dos outros. Sempre levo coigo um caderno para que possa escrever tudo o que me inspira”, relatou o técnico.

A história do livro de Joan Plaza

Se ‘Os cobertores de Angelina’ ocorria na cidade de Barcelona e o ‘ Despertar do Tempo’ em Madri, o cenário da nova novela de Plaza se passa em Málaga, aonde treinou nos anos de 2012 e 2013.

A história tem personagens de origem russa e lituânia, dois países em que o treinador já comandou equipes (Zalgiris, da Lituânia e o Zenit, na Rússia). A história se passa com seis pessoas que vivem em um local com 60 metros quadrados. Elas passam conhecimento que pôde ter com pessoas que trabalhou na prisão e no basquete.

PUBLICIDADE

Com o passar dos anos, Joan Plaza disse que teve uma evolução tanto na forma de contar suas histórias quanto no trabalho com o basquete. Recordou também de sua primeira história, que se chamava ‘Em pedaços’, de 1995, que escreveu durante o trajeto de trem até Tarragona, que foi onde iniciou a sua carreira como treinador de basquete.

PUBLICIDADE

Atualmente, sem clube, Plaza segue a espera de qualquer oportunidade, após o encerramento de seu contrato com o Zenit, Rússia em Fevereiro. Aliás, a temporada da Liga Europeia de Basquete foi cancelada por conta da pandemia do novo Coronavirus.

Trajetória do treinador

Nascido em Barcelona no dia 26 de dezembro de 1963, no momento está sem clube. Chegou a treinar o Real Madrid na temporada de 2006-07, eleito o melhor treinador da Liga Espanhola. Já treinou o Zenit até fevereiro deste ano.

Iniciou em 2000 no clube espanhol do DKV Joventut como assistente,onde ficou até 2005. Depois foi assistente no Real Madrid até ser promovido a técnico da equipe. Chegou a comandar o time Zalgiris Kaunas, da Lituânia e o Zenit, da Rússia.

LEIA MAIS
Basquete é o terceiro esporte com maior espaço de transmissão na TV, segundo pesquisa do Ibope

PUBLICIDADE

Mercado do NBB: veja as movimentações das equipes para a próxima temporada

Better Collective