PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Hino do Palmeiras foi composto por um italiano; conheça a história

Hino do Palmeiras foi composto por um italiano; conheça a história

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Hino do Verdão foi cantado pela primeira vez por um torcedor do Corinthians, segundo compositor da letra

Dono de uma história vasta dentro do futebol brasileiro, o Palmeiras detém um dos hinos mais conhecidos do país e de uma grande sintonia com o seu torcedor. A letra original da música e todos os arranjos é de composição de Antonio Sergi. Um italiano erradicado no Brasil desde cedo, e que acompanhou a nova era do clube. A canção criada em 1949 se tornou símbolo do Verdão, onde versos como “defesa que ninguém passa…” e “…Que sabe, ser Brasileiro, Ostentando a sua fibra!” se eternizaram e representam a identidade do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Antonio Sergio além de músico renomado era médico cardiologista, e faleceu em 2003, aos 90 anos.

A história

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Até 1949, o Palmeiras possuía um outro hino, criado pouco tempo depois da fundação do clube, em tempos de Palestra Itália. Com a remodelação de nome e escudo, o time alviverde precisava de um novo hino para simbolizar “novos tempos”. Foi então que, Antonio Sergi, italiano de nascimento, mas brasileiro de coração, entrou para a história palestrina. Maestro compositor e regente da orquestra ítalo-brasileira, ele compôs a letra e a melodia do hino palmeirense.

Contudo, como não tinha o costume de escrever letras, ficando somente com a regência e arranjos musicais, utilizou um pseudônimo Gennaro Rodrigues para assinar o hino palestrino. Fato que gerou confusão por muitos anos com os torcedores procurando o “verdadeiro” autor. Além de músico, Sergi era também médico cardiologista formado pela Escola Paulista de Medicina e professor do Consultório Dramático e Musical de São Paulo.

Curiosidades

PUBLICIDADE

Pouco tempo antes de falecer, no ano de 2003, Antonio Sergi concedeu uma entrevista à Jovem Pan e contou detalhes sobre a sua composição de maior sucesso, inclusive, que o primeiro a cantar o hino foi um corintiano. “Ele era. Mas era meio parente meu”. – disse Sergi, se referindo à Alberto Marino, que era um corintiano e filho do Roberto Marino.

PUBLICIDADE

O músico e doutor ainda revelou que o irmão acabou sendo uma grande motivação para composição do hino alviverde.

“Se tinha um jogo ele (o irmão) ouvia; se estivesse vencendo estava tudo bem; se estivesse perdendo ficava com febre e mau humorado. Então eu precisava animar esse irmão. E eu fiz um hino e com o hino ele vai ganhar sempre. Essa é a verdade”, revelou Antonio Sergi.

LEIA MAIS:

Better Collective